Decoração da casa no outono: o que você deve considerar?
O outono pode ser conhecido pela nostalgia, pelas folhas caídas e pela chegada do frio. No entanto, isso não precisa ofuscar o estilo da casa. É possível abordar a decoração da casa no outono com uma reforma que priorize cores e tecidos quentes e a presença da natureza.
Existe toda uma gama de cores, texturas e decorações que combinam na perfeição com a época outonal. Diga adeus ao calor do verão e comece a dar as boas-vindas à estação fria com mudanças elegantes nos quartos. Sem muito custo e com uma série de ajustes básicos, é possível adotar um estilo decorativo atraente que privilegia o aconchego dos ambientes.
Como transformar a decoração da casa no outono?
Chegam os meses frios, chuvosos e nostálgicos do outono. Um tempo para reduzir os momentos ao ar livre e voltar ao aconchego do lar. Tais ações podem se refletir na decoração dos ambientes, principalmente da sala e do quarto. É comum passar mais tempo dentro de casa quando as temperaturas caem e o pôr do sol chega mais cedo.
Por esse motivo, o outono acolhedor com uma decoração que o acompanha pode aumentar a alegria de estar dentro. Em geral, os terraços, pátios e perdem destaque, e as atenções vão para o hall e a sala. Colocar tecidos quentes, estofados com cores aconchegantes e tirar o pó dos aquecedores são apenas algumas das ações para decorar a casa no outono.
Dicas a ter em conta para decorar a casa no outono
Com alguns consertos simples e baratos, é possível renovar os principais setores da casa, que são os mais utilizados quando o frio chega. Um aspecto central a ter em conta é que começa a escurecer mais cedo. Por isso, é importante incorporar novos pontos de luz que mantenham o cômodo e a sala iluminados por mais tempo.
Aproveitar as grandes janelas trocando o sofá de espaço ou colocando novas mesas com luminárias de mesa são algumas alternativas possíveis. As cortinas têm papel fundamental nesse aspecto. As texturas e tecidos de acordo com esta época do ano serão analisados posteriormente.
Prepare o hall de entrada para novas necessidades
Quando o verão se despede, o calor também se despede, por isso o espaço de acolhimento deve estar preparado para o regresso dos casacos. A inserção de cabideiros e suportes para guarda-chuvas, ou tubos para guarda-chuvas, fará com que os hóspedes se sintam confortáveis ao entrar. Em muitas partes do mundo, o outono está associado ao aumento das chuvas.
Cores de outono
Um dos aspectos mais importantes na hora de estabelecer um estilo decorativo é a escolha da gama de cores. No caso do outono, a busca passa por tons neutros, acompanhando o ambiente natural externo, mais suave do que no verão. Cinza, branco ou mostarda são opções válidas, embora tons mais claros também possam ser incluídos dependendo do setor da casa e do objeto.
- Paredes. Em geral, as paredes são mantidas na faixa neutra de branco, bege e cinza. Alguns designers incluem um verde escuro e suave.
- Móveis. É comum que sofás tenham cinza e bege como cor predominante. Nestes casos, a combinação com almofadas em tons marrons faz muito sucesso. Além disso, vermelho escuro também funciona.
- Acessórios. Outros acessórios da sala, como mantas, tapetes ou toalhas de mesa, podem incluir tons de cinza para manter o ambiente em sintonia com o outono.
- Variantes. Se cores fortes são essenciais para a vista, então você pode optar por incluir avermelhado, dourado e mostarda. Essas opções podem estar presentes em almofadas e outros acessórios, já que combinam perfeitamente com tons neutros.
Plantas para decorar a casa no outono
O outono pode ser uma ótima estação para incluir novas espécies. Quanto ao vaso, vime e outros materiais naturais são escolhas recomendadas. É preciso levar em consideração sua escolha, pois dependo da planta ela exigirá boa iluminação natural e ficar longe de fontes diretas de calor.
Estofamento
Se houver a possibilidade de renovar o estofamento de , poltronas, os tecidos xadrez são ideais para a estação fria. Tons de azul escuro ou verde funcionam muito bem com paredes neutras.
Materiais
Os tecidos dos acessórios são um aspecto central, tanto pela combinação decorativa como pela funcionalidade.
Portanto, mantas quentes de algodão, lã ou veludo devem ser mantidas próximas ao sofá. Nada melhor do que assistir a um filme no conforto de uma poltrona, com calefação e uma manta por cima. Por outro lado, a presença da madeira é importante pela sua cor e origem natural.
Luzes
Um detalhe fundamental para a decoração da casa no outono é a disposição das luzes. Acompanhar os detalhes neutros com a iluminação adequada cria o cenário ideal para a estação que se despede do verão. Muitas pessoas insistem em incluir velas, o que pode ser feito com espécimes de cera natural ou do tipo flutuantes.
Quanto aos recipientes, os potes de vidro são sempre uma boa opção. Porém, se você tiver espaço, colocar lanternas de agregará brilho, naturalidade e ao ambiente. Para não descuidar completamente do jardim, as cordas de luzes amarelas trazem cor às paredes, colunas e janelas.
Aquecimento
Chegou a temporada de guardar os ventiladores e tirar a poeira dos aquecedores. É importante realizar a manutenção adequada antes de começar a usar lareiras, fogões ou aquecedores elétricos. Você pode aproveitar a chegada do outono para estocar lenha e limpar completamente os aparelhos eletrônicos.
Papéis de parede, cortinas, tapetes e outros detalhes para decorar a casa no outono
Além das questões estruturais, a decoração outonal também pode ser realizada por meio de detalhes pontuais no ambiente. Alguns especialistas optam por incluir papel de parede nas paredes para incorporar detalhes da paisagem outonal. Florestas vazias, frutas escuras e galhos nus são algumas opções adequadas.
Por outro lado, as cortinas podem ser substituídas por exemplares mais grossos, com tecidos menos porosos e mais resistentes. Também é possível combiná-los com cortinas duplas. Quanto aos tapetes, os exemplares de algodão são os principais protagonistas nesta época do ano. Você pode optar por cores neutras, laranja ou avermelhadas, incluindo marrom e bege.
Fonte: melhorcomsaude