Como fazer um filtro purificador de água caseiro
A poluição da água tornou-se um problema cada vez mais sério. Daí a importância de usar um filtro purificador.
Isso vem acontecendo há muitos anos, e é por isso que começou a invenção dos filtros purificadores de água, a fim de eliminar agentes externos da água (incluindo bactérias). Quer descobrir como fazer um?
Filtro purificador de água caseiro, perfeito para qualquer emergência
Hoje é extremamente comum ter um filtro em casa. No entanto, em áreas rurais, florestas ou campos, o acesso à água potável é muito difícil. Esta foi outra das razões pelas quais começaram a se popularizar filtros purificadores de água caseiros, que funcionam à base de areia ou cascalho, como afirma um realizado pela Universidade da Cantábria.
A areia ou cascalho simula o processo natural de filtração, semelhante ao de uma nascente, e resulta em água limpa, saborosa e livre de bactérias e doenças como o cólera.
Se você se encontrar em uma emergência e precisar de água potável, siga estas dicas e aprenda a fazer um filtro purificador de água em sua própria casa.
A maioria desses filtros é realmente improvisada, seja em garrafas de refrigerante ou de água. No entanto, existe uma lista de materiais que são essenciais para se obter um bom resultado.
Materiais
- Garrafa ou recipiente de plástico.
- Areia.
- Cascalho.
- .
- Pedras pequenas e médias.
Construção do filtro
- A primeira coisa que você deve fazer é lavar muito bem o recipiente, com água e sabão neutro, e secá-la.
- Se o seu recipiente de plástico for fechado, você deve fazer um furo de cerca de 3 centímetros de diâmetro na base.
- Coloque outro recipiente abaixo da abertura. Este será o responsável por coletar toda a água já purificada.
- A montagem do filtro consiste na colocação de camadas dos materiais. Estes devem ser firmes e compactos para evitar a mistura entre eles e, portanto, uma filtração deficiente.
- Os materiais devem ser distribuídos por espessura e na seguinte ordem:
- 25 centímetros de pedras médias.
- 15 centímetros de pedras pequenas.
- 3 centímetros de cascalho.
- 3 centímetros de carvão.
- 2 centímetros de cascalho.
- 6 centímetros de areia muito fina.
- 6 centímetros de cascalho.
- 15 centímetros de pedras pequenas.
É importante que, de todos esses componentes do filtro, não se esqueça do carvão. Este, conforme bem descrito em publicado em 2015 pela Revista de Pesquisa Científica, será o responsável por matar as e microorganismos encontrados na água. Em 50 minutos, os níveis de bactérias serão reduzidos entre 33 a 67%.
O mais recomendado é usar carvão ativado no filtro, pois ele é mais poroso e, portanto, mais eficaz para a absorção do filtro.
Se você não conseguir esse carvão, pode usá-lo picado. Embora sua absorção seja um pouco mais lenta, é igualmente eficaz. Por outro lado, se você usou refrigerante ou garrafa de água, basta realizar o filtro ao contrário.
Como funciona o filtro?
Depois de ter o mecanismo de filtragem, resta a parte mais fácil de todo o processo. Este filtro funciona despejando a pela abertura superior da garrafa ou recipiente. Depois disso, você terá que esperar que a água passe por cada uma das camadas para chegar ao recipiente externo transparente e limpo.
Pode ser tomado assim?
Sim. A água coletada é totalmente potável e limpa. Você pode beber puro, esfriar, usar para cozinhar ou o que quiser.
Benefícios de ter um filtro purificador
A presença de um filtro responsável pela purificação da água é imprescindível não só no meio rural, mas também em nossas casas.
É comum ver que nas cidades a água da torneira é própria para consumo. No entanto, essa água é tratada principalmente com cloro e outros agentes químicos que matam as bactérias e a limpam, mas não de forma natural.
Esses produtos químicos, conforme afirma um publicado pela Universidade de Piura, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais à saúde e causar sérios desconfortos.
- O filtro de areia ou cascalho, seja caseiro ou industrial, é a forma mais natural de filtrar a água, já que este é o processo de filtração que ocorre na natureza.
- Você não adiciona nenhum à água.
- Este filtro é biodegradável e não contamina o restante da água.
- É 100% livre de bactérias e micr-oorganismos que podem causar doenças.
- Barato e fácil de conseguir.
Fonte: melhorcomsaude