Comedouros para pássaros: benefícios e como fazer em casa
Se existe um método engenhoso e lisonjeiro de chamar pássaros para o seu jardim, é fazendo comedouros. Através destes dispensadores, ao mesmo tempo que colabora com a alimentação das aves, dedica-se a uma atividade relaxante e divertida.
É um gesto amigo da natureza e não implica gastos excessivos. A fabricação dessas estações não requer vasto conhecimento, mas sim um guia elementar como o que apresentaremos a seguir. Mas primeiro, vamos saber em que consistem os comedouros e qual o benefício que trazem consigo.
O que são alimentadores de pássaros?
Como o nome sugere, os alimentadores de pássaros são estações de alimentação para esses animais. Você pode comprá-los ou desenhá-los com materiais simples, como tubos e garrafas plásticas. Nelas você oferece sementes e frutas para que esses animais cheguem, se alimentem e continuem seu voo.
Ter essas paradas nas varandas e jardins é uma maneira divertida e amigável de observar pássaros e se conectar com a natureza, a National Wildlife Federation. A instituição comenta ainda que, por meio dos postos de alimentação, são complementadas as fontes de alimento que as aves encontram no ambiente natural.
benefícios dos alimentadores de pássaros
Em períodos de seca ou frio, os aparelhos representam uma alternativa segura de alimentação para esses animais. Especialmente no inverno, porque as aves experimentam uma maior demanda calórica, pois tanto os batimentos cardíacos quanto a temperatura corporal aumentam.
Também facilita a busca por alimentos na mesma época do ano, considerando a diminuição das horas de sol e as poucas opções disponíveis devido às geadas.
Os comedouros os ajudam a sobreviver e estar em condições adequadas para a chegada da primavera.
Pardais, periquitos, beija-flores, pica-paus e outras espécies costumam experimentar o que você oferece no jardim, para que as visitas sejam frequentes e favoráveis para eles e para você. A seguir, conheça as vantagens mais marcantes de instalar um comedouro em seu pátio:
- É um .
- Você fornece uma variedade de alimentos para os pássaros.
- Você gosta de momentos de conexão natural.
- Eles aproveitam sua passagem para.
- É uma oportunidade de praticar a fotografia.
- Eles comem sementes que podem se tornar .
- Você conhece diferentes tipos de pássaros e como eles interagem uns com os outros.
- Você se dedica a uma atividade educacional ideal para compartilhar com a família.
- Você teria “” que vêm e vão, sem a necessidade de investir em veterinário ou outras despesas.
- Você contribui para o controle das pragas do jardim, já que os pássaros também se alimentam de minhocas e alguns insetos.
Como fazer um alimentador de pássaros em casa?
Embora você possa comprar uma estação de alimentação de pássaros, também é possível fazer uma usando ferramentas domésticas e materiais recicláveis. De imediato, mostramos 2 maneiras.
Método 1
Para o procedimento de criação mais fácil, você precisa dos seguintes materiais:
- Tesoura.
- Garrafa de plástico.
- corda fina
- Colher de madeira.
A primeira coisa a fazer é lavar a mamadeira com água e sabão; espere secar e prossiga para a montagem. Para fazer isso , você abre um buraco na garrafa em um de seus lados e cruza o pau da colher.
Em seguida, você cria outro furo no lado oposto, garantindo que haja algum desnível entre um furo e outro. O objetivo é que a colher fique inclinada e a comida saia sem bagunça. Verifique se o arranjo das pás permite espaço adequado para as aves se segurarem enquanto comem.
O próximo passo é encher a garrafa com a comida. E, finalmente, você faz uma abertura na rolha para pendurar o dispensador em um canto sossegado.
Método 2
Esse tipo de alimentador é um pouco complicado, mas não é difícil de conseguir. Ao contrário da primeira técnica, é necessário o manuseio de ferramentas de bricolage, como lixas e discos de corte. Quanto aos materiais, agora os listamos:
- Corda.
- Tinta.
- Tubulações de PVC.
- Silicone quente.
- Madeira.
Corte 3 canos de PVC, certificando-se de que um seja mais grosso que os outros, para servir de estrutura principal. Pegue um dos mais finos e divida-o em 2 partes iguais. Marque este e o maior na superfície com um marcador.
Lixe as cânulas e marque o diâmetro das estreitas no tubo grosso. A ideia é inserir em forma de cruz. Sele a boca superior do tubo principal e coloque uma corda para pendurá-lo em uma árvore ou varanda.
Em seguida, marque a bitola do tubo mais grosso da madeira e corte esse molde. Use o silicone para colar a peça de compensado no volumoso PVC para fazer uma tampa. Você acaba pintando com spray em tons de seu gosto, embora uma recomendação da Revista Ornithology o verde, alegando que é a cor sugerida pela literatura sobre o assunto.
Manutenção de comedouro para pássaros
A Cornell University a limpeza das “bandejas” dos comedouros pelo menos a cada 2 semanas, porque cascas e sementes podres ou mofadas, bem como excrementos, podem deixar as aves doentes. Da mesma forma, se esse lixo cair no chão, os animais de estimação da sua casa serão afetados ao ingeri-lo.
Lave com máquina de lavar louça e água quente. Misturar uma parte de alvejante para nove partes de água também é útil. De qualquer forma, lembre-se de enxaguar e secar antes de oferecer comida novamente.
Se você vir um pássaro doente, viver em um clima úmido ou houver relatos de salmonela em sua área, aplique a manutenção semanalmente.
Alimentos que você pode oferecer em um comedouro para pássaros
Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas desconhecem que tipo de alimentação fornecer para as aves silvestres que pousam na horta. Não há problema em fornecer a essas estações farinha de rosca, nozes, sementes e aveia em flocos. Se optar pela alpiste, faça-a de qualidade.
Mais alternativas? Frutas, néctar e sebo se destacam entre as preferências das espécies voadoras. Agora você tem as informações necessárias para estocar um comedouro caseiro e aproveitar as visitas de pássaros durante todo o ano.
Fonte: melhorcomsaude