Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Cactos com flores: 10 espécies ornamentais para cultivar em casa

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Berm

Símbolos de força e resistência, os cactos trazem beleza para a decoração. Com tamanhos e formas variadas, eles são fáceis de cuidar, ou seja, ideais para jardineiros iniciantes. Há várias espécies que possuem flores lindíssimas. Conheça os principais tipos de cacto com flores para cultivar em casa!

Todos os cactos dão flores?

Os cactos pertencem à família das cactáceas. Na natureza, existem mais de 2.000 espécies com flores. Algumas plantas demoram até 7 anos para florirem, outras florescem todos os anos, principalmente durante a primavera e o verão.

Assim como a maioria das plantas, os cactos precisam de boas condições de cultivo para produzir flores frequentemente. No geral, é necessário clima de sol pleno, substrato drenável e rico em matéria orgânica, além de regas moderadas.

Todos os cactos possuem a capacidade de florir. Para tanto, ofereça as condições ideais de cultivo e conheça as necessidades de cada espécie. Quando for comprar uma mudinha, pergunte sobre a planta e a sua floração.

Popularmente, as flores do cacto simbolizam prosperidade e esperança. Para muitas culturas, a planta é sinônimo de resistência, pois, mesmo em condições desfavoráveis, sempre prospera e floresce.

10 tipos de cacto com flores para você cultivar

Você encontrará cactos com flores coloridas e perfumadas para usar na decoração de sua casa. O cultivo pode ser realizado em áreas internas, desde que bem iluminadas. Em áreas externas, as espécies ficam lindas em jardins ou varandas. A seguir, conheça as variedas que precisam entrar para a sua coleção de plantinhas.

1. Cacto mandacaru

Nativo da região nordeste do Brasil, o cacto mandacaru, ou Cereus jamacaru, é uma espécie fácil de cultivar, que possui ótima adaptação. A variedade pode chegar a 6 metros de altura e possui flores brancas, que surgem na primavera.

Para o cultivo, prefira ambientes com boa luminosidade e solos bem drenáveis. A irrigação pode ser feita uma vez por semana, já a adubação, pelo menos, uma vez a cada dois meses.

2. Cacto-dedal

O cacto-dedal, ou Mammillaria gracilis, é um minicacto nativo da África do Sul. Ele possui formato cilíndrico e se destaca pelos seus espinhos brancos que formam grandes amontoados. A variedade costuma florescer no outono e no verão, apresentando pequenas flores amarelas e brancas.

O cultivo do dedal também é simples. Por ser originário de regiões áridas, ele aprecia ambientes de sol pleno e regas espaçadas. O excesso de água apodrece o caule da planta rapidamente.

3. Cacto rabo-de-macaco

Conhecido como cacto pendente, o rabo-de-macaco é uma espécie muito comum no paisagismo e na decoração de varandas. Seu nome científico é Hildewintera colademononis. Nativo da Bolívia, possui o caule alongado, que pode chegar a 2 metros de comprimento. Suas charmosas flores vermelhas surgem na primavera e no verão.

Para não errar em seu cultivo, plante-o em um local com boa luminosidade e em um substrato rico em matéria orgânica. As irrigações precisam ser espaçadas e podem ser feitas 2 vezes por semana.

4. Cacto-amendoim

O cacto-amendoim, ou Echinopsis chamaecereus, é outra variedade de cacto pendente com crescimento alongado. Nativo da Argentina, ele possui flores vermelhas e alaranjadas. A planta pode chegar a 30 cm de comprimento. Sua floração ocorre anualmente, durante a primavera e o verão.

No cultivo, prefira o plantio sob sol pleno e em vasos de plástico, que facilitam a drenagem do solo. Também é recomendado o uso de adubos orgânicos.

5. Cacto-orquídea

O cacto-orquídea, ou Epiphyllum hybrid, é uma variedade conhecida por não apresentar espinhos. Nativa do México, a planta possui flores grandes, em formato de sino, que se assemelham às flores das orquídeas. Na natureza, é possível encontrar variedades com inflorescências nas cores branca, amarela, vermelha e laranja.

A planta prefere regas moderadas e deve ser mantida em locais de meia-sombra ou de luz solar direta. A adubação pode ser feita com adubos inorgânicos, como o NPK 10-10-10.

6. Cacto Ferocactus herrerae

Natural de regiões quentes e desérticas, o cacto Ferocactus herrerae é conhecido por ser bastante resistente. No paisagismo, ele é indicado para o cultivo em vasos grandes e áreas abertas, como campos e jardins. A floração ocorre na primavera, com o surgimento de flores rosas, amarelas ou vermelhas.

Por ser uma variedade muito resistente, esse cacto com flores não precisa de muitos cuidados. Faça a irrigação 1 vez por semana, já a adubação, pelo menos, 1 vez por mês.

7. Cacto-quipá

O cacto-quipá, ou Tacinga inamoena, é uma espécie brasileira, nativa da região nordeste. A variedade é uma das mais comuns do país e pode chegar a 1 metro de comprimento. Sua floração oferece um efeito decorativo lindo, pois as flores possuem tonalidades mescladas entre o amarelo e o laranja.

Os cuidados com esse tipo de cacto devem incluir uma boa luminosidade, regas espaçadas, bem como substrato fértil e poroso. Uma curiosidade é que o quipá pode florescer durante o ano todo.

8. Cacto rabo-de-raposa

Nativo do México, o cacto rabo-de-raposa é muito cultivado em jardins, varandas e outras áreas externas. Seu nome científico é Escobaria sneedii. Ele possui formato cilíndrico e pode chegar a 2 metros de altura. A floração surge na cor laranja ou rosa.

Para o cultivo, a plantinha também não é muito exigente: forneça um substrato bem drenável e faça as irrigações 1 vez por semana. Além de lindas flores, o rabo-de-raposa possui frutos adocicados que atraem pássaros.

9. Cacto almofada-de-alfinetes

O almofada-de-alfinetes, ou Mammilaria decipiens, é um cacto com flores conhecido por possuir uma grande quantidade de espinhos. Com caule em formato ovalado, ele é considerado um minicacto de grande valor ornamental, e não ultrapassa 30 cm de altura. Nativo das Américas, a variedade também se destaca com suas flores amarelas e delicadas, que surgem durante o verão.

O plantio deve ser realizado em ambientes de sol pleno. Já as regas precisam ser moderadas. Escolha um substrato fértil e bem drenável, pois o excesso de umidade apodrece o caule e as raízes.

10. Cacto-ouriço

O Echinocereus reichenbachii, popularmente conhecido como cacto-ouriço, possui formato esférico e crescimento lento. Nativo do México, ele pode chegar a 20 cm de altura e produzir flores com até 20 cm de diâmetro. Na decoração, é indicado para o cultivo em vasos, jardins e floreiras.

A floração ocorre no verão, com o surgimento de flores brancas muito delicadas e belas. O sucesso do cultivo depende de um substrato rico em nutrientes e bem drenável. Faça a irrigação moderadamente, apenas quando o solo estiver seco.

Aproveite as sugestões e tenha uma coleção de cacto com flores! Essas plantas deixam o ambiente alegre e oferecem um visual moderno à decoração. A dica é escolher as plantas que mais combinam com a sua rotina e com as condições climáticas de sua cidade. Isso facilitará o cultivo.

Como fazer o cacto florir: tutoriais com dicas práticas

Com formatos e tamanhos diferentes, os cactos são encantadores. Entretanto, quando florescem, chamam ainda mais a atenção. Quer surpreender suas visitas? Acompanhe uma seleção de vídeos com dicas para estimular a floração de seu cacto.

Dicas para estimular a floração de cactos

O engenheiro-agrônomo Gaspar Yamasaki apresenta três dicas valiosas para garantir uma boa floração dos cactos. O especialista ressalta os cuidados básicos que devem ser adotados no cultivo. Ele também fala sobre o que você não deve fazer com a plantinha.

Dicas para o cacto produzir flores rapidamente

A jardineira Carol Costa revela segredos profissionais que ajudarão o seu cacto a florir rapidamente. Ela destaca a importância de oferecer boa luminosidade, solo fértil e adubo de qualidade à planta. A especialista traz orientações sobre a irrigação, que também influencia no surgimento de novas flores.

Adubo caseiro para estimular a floração de cactos

O jardineiro Victor ensina a receita de um adubo líquido para estimular a floração de cactos. A solução é composta por farinha de osso e carvão vegetal, dois produtos que possuem nutrientes essenciais para as plantas. Assista e aprenda a fazer essa solução caseira!

Os cactos com flores deixarão a sua casa ainda mais alegre. Para complementar a decoração, que tal montar um minijardim de suculentas? Esse item decorativo é acessível, fácil de fazer e uma ótima opção de presente.

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.