Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Bertalha: conheça os benefícios e saiba como cultivar em casa

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Guilherme Ranieri

A https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html, ou Basella alba, é uma hortaliça resistente que traz muitos benefícios à saúde. Nativa da Índia, a espécie possui folhas ricas em nutrientes que previnem diversas doenças. Por ser fácil de cuidar, é uma ótima opção para quem tem horta em casa. Acompanhe as dicas da especialista em plantas Ana Paula Lino!

Para que serve a planta https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html?

Conhecida como espinafre-indiano, a https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). De acordo com a Youtuber e especialista em plantas, Ana Paula Lino, a “hortaliça é rica em antioxidantes, ferro, minerais e vitamina A”. A espécie também possui alto valor nutricional e baixa quantidade de calorias, por isso, é ideal para quem deseja ter uma alimentação saudável.

Ana Paula explica que a https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html oferece muitos benefícios à saúde: “a planta previne o envelhecimento precoce, combate radicais livres, favorece a perda de peso e ajuda a prevenir o câncer”. Também atua na prevenção da anemia, diminui a incidência de problemas cardiovasculares e fortalece a imunidade. Na gastronomia, as folhas da hortaliça podem compor diferentes pratos, como sopas, tortas, farofas, omeletes e saladas.

Como cuidar da planta https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html

A https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html é uma trepadeira muito resistente que pode atingir até 10 metros de cumprimento. É ideal para o plantio em jardins e grandes áreas externas. Com os cuidados certos, também pode ser cultivada em vasos. Acompanhe as dicas da especialista Ana Paula Lino:

1. Irrigação

Apesar de ser tolerante às altas temperaturas e ao calor, a https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html aprecia um substrato levemente úmido. Durante o cultivo, faça a irrigação de 2 a 3 vezes por semana ou sempre que o solo estiver seco.

2. Adubação

Segundo Ana Paula, a hortaliça não é muito exigente quanto ao uso de fertilizantes. Por isso, apenas os adubos orgânicos são suficientes, como o esterco bovino e o húmus de minhoca. A aplicação pode ser feita no momento do plantio e próxima ao período de floração.

3. Luminosidade

A https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html aprecia ambientes quentes, com temperaturas entre 25 ºC e 28 ºC. Dessa forma, ela precisa receber de 5h a 6h de sol direto por dia. Para o cultivo em áreas internas, a especialista recomenda posicionar o vaso em frente a uma janela.

4. Solo ideal

Assim como muitas hortaliças, a https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo. Segundo Ana Paula, o plantio deve ser realizado em terra de boa qualidade e com adubo orgânico, na proporção de 50% para cada substrato. Se você for fazer canteiros de horta, é importante garantir um bom espaçamento entre as mudas, com 10 centímetros, no mínimo, entre cada cova.

5. Como fazer mudas

A melhor forma de propagação da espécie é por meio de suas sementes, facilmente adquiridas em casas especializadas em plantas e gardens. Segundo a especialista, para facilitar a germinação, basta deixar as sementes de molho na água por 24h. Após esse período, faça a semeadura colocando 4 cm de terra acima de cada semente. Ana Paula ressalta que é preciso manter o substrato sempre úmido para as mudinhas brotarem corretamente.

6. Como fazer podas

A poda da https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html é apenas de limpeza e não exige muito trabalho. Com o auxílio de uma tesoura limpa e afiada, retire folhas secas ou danificadas. Em mudas mais velhas, você pode remover caules secos ou doentes. Assim, é possível garantir mais ventilação e luminosidade à planta.

7. Pragas mais comuns

Por fim, apesar de ser resistente ao clima e solos pobres de nutrientes, a https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.html é suscetível às pragas. A espécie pode ser alvo de besouros e lagartas. Para combatê-los, é muito simples: basta aplicar inseticida assim que descobrir o surgimento dos insetos.

Ao seguir as dicas profissionais, entre 60 e 90 dias, você já poderá colher suas https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bertalha.htmls! Outra plantinha que também tem folhas muito nutritivas é a folha-da-fortuna. A variedade é de fácil cultivo e possui propriedades medicinais.

 

 

Fonte: tuacasa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.