Arte em blocos de lego! Um artista fez uma reprodução incrível dos famosos lírios do pintor impressionista Claude Monet, no incônico Water Lilies (1914–1926), a partir de blocos de lego. Ele usou mais de 650.000 para criar a obra de arte de quase 15 metros de largura. É um trabalho minucioso, cuidadosamente feito e de muita paciência.
A obra ficará no Design Museum de Londres, no Reino Unido, durante o mês de abril, quando a exposição “Ai Weiwei: Fazendo Sentido” estará disponível para visitantes.
O trabalho, do artista chinês Ai Weiwi, intitulado de “Water Lillies#1” e é o maior trabalho de lego já feito pelo artista chinês. Ele adicionou um toque especial à obra, inserindo um “portal escuro” no lado direito que leva ao abrigo subterrâneo que Ai dividia com o pai , quando a família estava exilada em Xinjiang na década de 1960.
A obra
Assim como as pinturas de Monet, a obra de Ai retrata os lindíssimos lagos de lírios da casa do artista impressionista em Giverny. O diferencial se dá na extrema direita do painel, onde é possível identificar um grande portal escuro.
“Sem uma narrativa pessoal, a narração artística perde sua qualidade”, resumiu o arte sobre a arte de reproduzir, dando um toque especial e pessoal à obra.
Segundo o comunicado oficial do museu, o portal escuro alude a sua infância na região chinesa de Xinjiang. O pedaço escuro de lego retrata a porta para uma caverna subterrânea, onde o artista e seu pai viveram no exílio durante a década de 1960.
“Em Water Lillies #1 integro a pintura impressionista de Monet que evoca o zen no Oriente, e as experiências concretas de meu pai e minhas próprias em uma linguagem digitalizada e pixelada”, disse o artista em um comunidade.
Para o profissional, os tradicionais brinquedos de lego com suas peças sólidas, refletem atributos da linguagem em uma era de rápido desenvolvimento.
Obras coloridas
As famosas obras coloridas de Ai incluem centenas de retratos de prisioneiros políticos e exilados criados pelo artista para uma exposição em 2014.
A exposição “Ai Weiwei: Fazendo sentido”, vai incluir instalações criadas em grandes escalas. Destaque para 200.000 bules de porcelana da era da Dinastia Song e milhares de fragmentos de esculturas próprias do autor que foram destruídas em 2018.
Ai Weiwei: Making Sense estará disponível no Design Museum, em Londres, do dia 7 de abril até o dia 30 de julho.
Com informações da News Artnet
Fonte: sonoticiaboa