A primeira opção de muitas mulheres quando estão com suspeita de gravidez é realizar o teste de farmácia. Porém, dentre as opções de testes de gravidez, o exame Beta HCG garante um resultado mais seguro e confiável. Quer saber como ele funciona? Confira a seguir!
O que é o exame Beta HCG?
HCG é a sigla para hormônio gonadotrofina coriônica humana. Ele é produzido por um conjunto de células embrionárias, denominadas trofoblasto, que dão origem à placenta. Portanto, é um hormônio secretado predominantemente durante o período gestacional. Seus níveis no organismo começam a aumentar no momento do encontro entre o embrião e o útero.
O hormônio HCG tem importantes funções, como estimular a produção de progesterona e auxiliar na nutrição e desenvolvimento do bebê.
O Beta HCG é um exame feito por meio da coleta de sangue, ou seja, uma gota de sangue capilar, que permite a verificação da quantidade desse hormônio na corrente sanguínea para informar se a mulher está ou não grávida.
O exame é quantitativo e muito confiável, pois garante dados da quantidade do hormônio no sangue, indicando a detecção ou não de gravidez. Com o passar das semanas de gestação os níveis do hormônio aumentam consideravelmente.
Qual a diferença entre o exame Beta HCG e o teste de farmácia?
O teste de farmácia permite a identificação do hormônio pela urina. Ele pode ser chamado de exame qualitativo pois, diferentemente do exame de sangue, apenas indica a presença ou ausência do hormônio, sem especificar os níveis.
Além disso, o teste de farmácia só costuma acusar resultado positivo após alguns dias de atraso menstrual, pois tende a dar negativo se o valor do Beta HCG sanguíneo ainda estiver muito baixo. O exame de sangue, por sua vez, é capaz de identificar o hormônio mesmo quando ele está em doses menores no organismo.
Como o exame Beta HCG é feito
O nível de beta HCG é medido por meio do exame de sangue que é coletado na ponta do dedo, o sangue capilar. Ele pode ser realizado sem pedido médico e sem que a paciente esteja em jejum.
O procedimento é rápido, leva cerca de 10 a 15 minutos e não traz nenhum risco para a mulher ou o bebê. O resultado e o laudo do exame ficam prontos em 30 minutos!
Quando fazer o exame Beta HCG
Como o exame tem alta sensibilidade e especificidade, ele pode detectar o hormônio no sangue entre o 8° e 11° dia após a fecundação do óvulo ou após um dia de atraso menstrual. Como nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual regular, alguns outros possíveis sinais de gravidez são:
- Enjôos
- Mamas sensíveis e inchadas
- Cansaço
- Maior frequência urinária
- Aumento abdominal
- Instabilidade emocional
Como entender o exame Beta HCG
A recomendação é de que o Beta HCG seja feito quando há atraso menstrual, pois caso seja realizado antes há chances de um falso-negativo, ou seja, a gravidez pode existir, mas essa informação não apareceu no exame porque o organismo ainda não produziu a quantidade hormonal suficiente.
Para ter a informação se há ou não uma gestação em curso, os intervalos de referência são os seguintes:
- Inferior a 10 mUI/ml: negativo;
- Entre 10 e 30 mUI/ml: resultado indeterminado – indicado realizar outro exame;
- Superior a 30 mUI/ml: resultado positivo.
Importância do exame Beta HCG
Como o exame pode confirmar a gestação logo nos primeiros dias, a mulher consegue iniciar o pré-natal mais cedo e se preparar tranquilamente. Por isso, a eficácia do exame Beta HCG garante uma gestação mais segura para a mãe e o bebê!
Gostou de conhecer o exame? Viu só como ele é importante para a gestação?
Confira o teste Beta HCG e os demais serviços relacionados à saúde que a Araújo oferece!
Fonte: araujo