Sophia @princesinhamt
Lifestyle

4 curtas grátis para introduzir as crianças aos povos indígenas: confira!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

É fundamental que nossas crianças cresçam sabendo mais sobre a história dos povos originários e melhor ainda é fazer isso de forma lúdica. E tem quatro curtas gratuitos, que mostram a temática de povos indígenas e ensinam aos pequenos desde cedo a conviverem com a diversidade.

Essas produções dialogam com a cultura indígena de diversos locais do continente americano e todos eles têm crianças como principal protagonista.

Melhor ainda é que todos estão disponíveis na internet gratuitamente. É só sentar, dar o play e aprender mais sobre os povos que estavam aqui antes do “descobrimento” anunciado pelos homens brancos!

Os curtas

A lista foi feita pelo Portal Luneta, que mantém um perfil no Instagram focado em crianças. Eles apresentam atividades e práticas para incentivar os pequenos para que aprendam e desenvolvam habilidades sociais.

As produções são voltadas para o público infantil e retratam a cultura indígena por meio dos pensamentos e lentes dos pequenos.

Veja abaixo um pouquinho mais sobre cada um deles e já prepara a lista de qual você vai assistir primeiro!

‘Awara Nane Putane’ é um curta com roteiro e direção de Sérgio de Carvalho, e produção de Karla Martins.

A história animada conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca e da cultura yawanawa, povo indígena que vive no coração da floresta amazônica, próximo às margens do Rio Gregório (Acre).

O filme foi realizado por meio de oficinas de desenhos e contação de histórias na aldeia indígena Nova Esperança.

As músicas e diálogos que aparecem no filme foram gravados na comunidade, no meio da floresta. Super bacana!

Outro curta disponível gratuitamente na internet sobre os povos indígenas é ‘Caminho dos Gigantes’, que foi dirigido, produzido e escrito por Alois Di Leo.

Na produção, você acompanha Oquirá, uma menina de seis anos que em meio a uma floresta de árvores gigantes, desafia seu destino para entender melhor o ciclo da vida.

O curta acumula prêmios como o 1° Prêmio de Melhor Curta de Animação no Festival Infantil de Chicago, e foi muito elogiado pela crítica.

Leia mais notícia boa

 

‘Osiba Kangamuke – Vamos Lá, Criançada” é um filme feito coletivamente entre cineastas indígenas, não indígenas e antropólogos.

A ideia do filme surgiu durante uma oficina de vídeo realizada com crianças da aldeia Aiha Kalapalo do Parque Indígena do Alto Xingu, Mato Grosso.

Além das crianças serem as protagonistas do filme, elas participaram de todo o processo de gravação.

O filme é gravado na escola onde os pequenos aprendem português, rituais e lutas ikindene. Esse é de longe meu favorito!

Kapalo é uma animação feita pelos alunos do Centro Integrado de Educação Pública Poeta Cruz e Sousa, localizada no Rio de Janeiro.

Os estudantes fizeram um trabalho de pesquisa e foram assessorados diretamente por representantes do povo Kalapalo, e o resultado final foi um curta sobre a festa do Kuarup.

A festa do Kuarup é um ritual indígena, realizado no Alto Xingu, para celebrar a memória dos mortos e liberar suas almas para o mundo espiritual.

Além disso, os estudantes usaram material cedido pela professora e produtora Daniele Rodrigues, que havia visitado o Xingu.

E aí, qual desses quatro curtas gratuitos que contam histórias dos povos indígenas você vai querer assistir primeiro?

Veja “Caminho dos Gigantes”

Veja Awara Nane Putane

Assista Kalapalo:

Assista agora mesmo “Osiba Kangamuke – Vamos Lá, Criançada

Com informações Portal Lunetas, UFMT e Ecofalante.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.