Conteúdo/ODOC – O Brasileirão Série A teve 38 rodadas em 2023 e o Cuiabá Esporte Clube teve sua trajetória acompanhada em todos os minutos jogados pelo PORTAL O DOCUMENTO.
Terminando na 12ª colocação da competição, com 51 pontos, o Dourado teve a sua melhor campanha da história, desde quando conseguiu acesso à elite do futebol brasileiro em 2021.
O principal objetivo do clube para este ano era claro, permanecer na elite. E o auriverde conquistou não só este objetivo, mas também levou de quebra uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2024 e também 19,4 milhões em premiações.
Só na Arena Pantanal, por exemplo, o time de Mato Grosso contabilizou 317.317 pessoas pagantes em todos os jogos como mandante. O número expressivo também rendeu aos cofres do Dourado mais de R$ 14,8 milhões em renda – e a média de público superior a 16 mil pessoas por partida. Os dados são do Boletim Financeiro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“O Cuiabá é um exemplo, de gestão esportiva, de gestão financeira, de acreditar nas pessoas, de escolher um caminho. Tem convicções e não foge delas. A partir disso, quando se dá estabilidade, os clubes acabam por ter sucesso”, disse o técnico do Cuiabá, o português Antônio Oliveira. O técnico deve permanecer no clube para a temporada 2024, devido a uma cláusula contratual que define renovação automática em caso de permanência na Série A.
Das 38 partidas jogadas, entre visitante e mandante, o Cuiabá teve 14 vitórias, 9 empates e 15 derrotas. O Dourado marcou um total de 40 gols e sofreu 39.
Em resumo, o desempenho notável do Cuiabá nesta edição foi marcado pelo maior número de vitórias conquistadas em uma única temporada, estabelecendo um novo recorde para o clube. Além disso, o time obteve a melhor campanha como visitante, demonstrando sua consistência e habilidade fora de casa.
Outro feito notável foi o estabelecimento de um recorde na média de público, indicando o apoio fervoroso da torcida ao longo da competição. A atmosfera vibrante nos jogos contribuiu para o sucesso da equipe, impulsionando seu desempenho em campo.
Em 2024, o Clube tem cinco competições pela frente: Campeonato Mato-grossense, Copa do Brasil, Copa Verde, Sul-Americana e Brasileirão.
Fonte: odocumento