Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, que desejam se livrar do aluguel. Mas com os preços de casas e apartamentos nas alturas, esse sonho se torna difícil de ser realizado.
Para quem está nessa situação, uma boa alternativa é apostar no financiamento de imóveis, disponibilizado por diversos bancos e instituições financeiras, que geralmente tem taxas mais baratas que as de outras modalidades de crédito.
São várias as opções para quem deseja comprar imóvel financiado, e a melhor dica é pesquisar bastante antes de assinar contrato logo com o primeiro banco, ficando atento principalmente aos valores das taxas, que podem variar bastante de uma instituição para a outra.
Como ter crédito aprovado para comprar um imóvel
Além das taxas, você deve verificar as exigências para solicitar financiamento de imóveis, que também podem variar conforme o banco. Nesse caso, é interessante saber o que o banco avalia para a aprovação do crédito imobiliário.
De maneira geral, as instituições financeiras levam em conta dados como idade, cargo atualmente ocupado pelo solicitante, tipo de renda (se é formal ou informal) e estado civil. Normalmente, a renda é o principal item analisado, já que no financiamento, a parcela não pode ultrapassar 30% do valor bruto recebido pelo cliente mensalmente.
E o que facilita a aprovação de crédito imobiliário? Como o banco faz uma análise completa da vida financeira do solicitante, é fundamental que você esteja com as contas todas pagas em dia. Pessoas com dívidas e histórico de pagamentos em atraso podem ter dificuldade para conseguir a liberação do financiamento.
Além disso, o que também pode ajudar é ter um bom saldo no FGTS (fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de preferência com mais de três anos de carteira assinada. É que o FGTS pode ser utilizado para abater o saldo devedor, sendo bastante valorizado pelas financeiras.
Comprovação de renda para trabalhador informal
Se você é um trabalhador informal há outras maneiras de comprovar a renda para financiar imóvel. Você pode, por exemplo, apresentar os extratos bancários mais recentes, faturas de cartão de crédito e contas de luz, água e telefone.
Também é possível apresentar a declaração atualizada do Imposto de Renda e recibos de aluguel, mensalidades de escola e plano de saúde para comprar um apartamento ou casa.
O que pode atrapalhar a aprovação do crédito imobiliário
Ter o nome sujo (cadastro no SPC/Serasa), dívidas de empréstimos ou acordos para pagamentos de dívidas com cartão de crédito e ter empréstimo consignado são algumas das situações que podem prejudicar a aprovação do financiamento.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.
Fonte: mundodastribos