Com o calor dando as cartas por aí, que tal uma decoração de verão para criar uma atmosfera mais refrescante? Após um dos anos mais quentes da história, o verão de 2024 promete não dar trégua aos brasileiros e seguir com altas temperaturas por todo o País.
Sendo assim, o Fashion Bubbles reuniu tudo sobre decoração de verão para você aqui nessa matéria, desde o que está em alta ao o que colocar para refrescar os ambientes no calor. Portanto, continue lendo e confira!
Qual decoração está em alta?
A decoração de verão em 2024 está repleta de tendências para transformar seus espaços. A fusão da tecnologia na decoração e a crescente preocupação com a sustentabilidade estão moldando ambientes modernos e conscientes.
O minimalismo tranquilo do Estilo Japandi e a autenticidade da decoração artesanal também se destacam, proporcionando uma estética equilibrada.
O bem-estar é prioridade, refletido nas escolhas de design que promovem ambientes acolhedores. Paredes destacadas, natureza indoor e elementos do Art Déco adicionam personalidade, enquanto o uso de materiais naturais e móveis arredondados contribuem para uma sensação de harmonia e conforto.
Móveis multifuncionais atendem à praticidade, e a integração de interior e exterior cria espaços expansivos e agradáveis. Explore cada tendência em detalhes aqui: Tendência de decoração 2024: 29 fotos de itens e estilos que vão bombar + dicas de como usar na sua casa.
O que colocar na decoração?
Início do verão, onda de calor, réveillon e férias escolares. Motivo é o que não falta para pegar a estrada e apreciar os dias ensolarados à beira-mar.
Mas se uma viagem estiver fora dos planos, a arquiteta Aline Zanoni, sugere materiais e itens para levar a atmosfera dos dias de descanso na praia para a decoração da sua casa. A especialista em interiores pontua cinco dicas para essa transformação sazonal:
1. Cores na decoração de verão
“Não é novidade que as cores transmitem emoções e sensações. Por isso, na hora de trazer um clima de férias na praia para dentro de casa, dê preferência por uma paleta al mare, que tenha tons que remetam à água, como também a palha natural e o branco“, pontua Zanoni.
“A cor palha remete ao acolhimento, além de ser superclássica. Ela vai lembrar muito o tom da areia do mar, enquanto o azul, vai se assemelhar ao céu e à imensidão do mar. Essa última também é uma cor de relaxamento, que vai trazer paz para o ambiente”, continua
2. Materiais e mobília
“Opte por fibras naturais, como linho e algodão. Eles trazem uma sensação de leveza e lembram itens bastante usados no litoral, como bolsas e chapéus, além de remeter aos famosos coqueiros”, diz Aline.
“Eles podem ser expostos em um sofá, poltronas e até cortinas de linho na cor palha, além de cadeiras feitas de fibra natural e tapetes de algodão. Móveis de vime ou ratan, um tipo de fibra, também são uma boa pedida, principalmente para a área externa”, continua.
3. Tecidos na decoração de verão
“Outro truque é escolher tecidos com temas náuticos, como conchas, boias e âncoras, ou apenas listras, que podem ser utilizados em almofadas e mantas para cobrir sofá, por exemplo. Mas bastante cuidado para não escolher uma estampa carregada demais, com muitas cores e informações. Não vai ser elegante e nem oferecer relaxamento e sim mais estímulos à mente”, alerta.
4. Quadros e enfeites
A mesma dica de tecidos com temas náuticos se aplica também para outros itens de decoração, como quadros e enfeites. “Use e abuse de artes inspirada no mar, como pinturas de paisagens costeiras ou fotografias de praias. Os espelhos decorativos também criam uma sensação de amplitude, além de refletir luz natural”, menciona a arquiteta.
Relacionadas
Relacionadas
5. Plantas na decoração de verão
“As plantas também são muito bem-vindas. Elas podem ser tropicais ou aquáticas para trazer um toque de vegetação, ou ainda, podem ser típicas das encontradas em locais de férias, como palmeiras, samambaias e suculentas. Por fim, um detalhe que faz diferença é utilizar velas, sprays e difusores com fragrâncias frescas e oceânicas para evocar o cheiro do mar”, conta Zanoni.
Como preparar a casa para o verão?
A designer de interiores Amanda Glória conta que a decoração desempenha um papel fundamental na criação de ambientes agradáveis e confortáveis na estação mais quente do ano. Veja suas dicas para uma decoração de verão:
6. Cores
Uma das dicas da profissional para aliviar o calor é escolher cores claras para as paredes e móveis.“Tons suaves, como branco, bege e cinza-claro, refletem a luz solar em vez de absorvê-la, o que ajuda a manter o ambiente mais fresco”, diz Amanda.
7. Cortinas ou persianas na decoração de verão
Outra sugestão da designer é investir em cortinas ou persianas adequadas para bloquear a entrada de raios solares diretos.
Tecidos leves, como voile ou gaze de linho, podem ser utilizados para manter a privacidade sem bloquear totalmente a luminosidade. Além disso, o uso de películas protetoras nos vidros das janelas também é uma alternativa eficiente para reduzir a entrada de calor.
8. Sistema de ventilação
Amanda Glória também destaca a importância de investir em um bom sistema de ventilação nos espaços. “Além de ar condicionado, a utilização de ventiladores de teto, ventiladores portáteis ou até mesmo a instalação de janelas amplas que permitam a entrada de brisa natural são opções interessantes, porque a circulação de ar adequada contribui para a sensação de frescor no ambiente”, justifica.
9. Plantas no ambiente
A utilização de plantas na decoração é outra dica valiosa de Amanda Glória. Além de trazerem vida e beleza aos espaços, as plantas também têm a capacidade de reduzir a temperatura ambiente por meio da evaporação da água em suas folhas.
“Espécies como a samambaia, a espada-de-são-jorge e o lírio da paz são ótimas escolhas para ambientes internos”, indica a designer. Amanda fala ainda de jardins verticais e paredes verdes, tanto nas áreas externas como internas, para amenizar os efeitos das altas temperaturas.
“Essa planta vai reter o calor antes dele entrar na casa, ou seja, não é só ganho estético, mas conforto ambiental essencial para muitos projetos arquitetônicos”. Estudos demonstram que as paredes verdes, em dias quentes, podem diminuir em até 6 °C a temperatura das paredes internas dos edifícios.
Decoração de verão: conclusão
Agora que você já sabe quais são as tendências em decoração e também o que fazer na décor da casa para deixar o ambiente mais refrescante no calor. Que tal conferir também Decoração e saúde mental: 8 boas escolhas no ambiente para contribuir com o bem-estar psicológico. Ou então, veja mais em nossa categoria de decoração.
Fonte: fashionbubbles