Sim, amiga. As aulas voltaram! O retorno das é sempre um pouco turbulento, principalmente porque nossa mente e nosso corpo acostumam com o ritmo tranquilo dos dias de descanso, né? Para te ajudar a voltar com tudo, a seguir, você confere sete dicas de como retomar os estudos sem prejudicar a saúde mental:
1. Vá com calma
Sim, você quer recuperar o tempo perdido, sente que está enferrujada e quer logo entrar no ritmo, mas você acabou de voltar das férias. Se você deixar pra fazer tudo de uma vez, você pode acabar se sobrecarregando demais e se frustrando por estar com um ritmo diferente.
2. Organize o horário das aulas e matérias
Já sabe a sua grade dos próximos bimestres/ próximo semestre? Anote na sua agenda ou planner e já deixe seus livros de estudo no esquema para cada dia de aula!
3. Comece por sua disciplina favorita
Voltar a estudar por um assunto que você gosta vai te relembrar que estudar não precisa ser um bicho de sete cabeças. Se você já começar pelo assunto “chato”, pode acabar desistindo de primeira.
4. Faça uma revisão geral e veja qual conteúdo merece mais sua atenção
Em qual matéria você passou raspando? Talvez seja a hora de você dar um pouco mais de atenção para ela, e aí correr atrás de recuperar essa nota aí, né? Deixar pra passar sufoco no fim do ano não dá!
5. Não se esqueça de descansar
Ok, você já separou horário para estudar cada matéria, já está preparada para voltar com tudo, mas não deixe de reservar um tempo para respirar! Faça pequenas pausas, regularize seu sono de acordo com sua rotina e etc. Além de ser importante para sua saúde física, é muito importante para sua saúde mental também!
6. Arrume seus materiais e USE!
De que adianta comprar tanta coisa linda e não usar? Sabemos que a que dão até dó, mas papelaria foi feita para ser usada, não é? Aproveite os post-it e as canetas coloridas, porque são ótimas aliadas na hora de fazer resumos!
17.
18.
19.
20.
7. Respeite seu tempo
Assim como é importante ir com calma e não querer já voltar a estudar tudo de uma vez, é muito importante que você respeite seu tempo e entenda seus limites.
Fonte: capricho