Um dos pratos mais típicos da Páscoa, o bacalhau está ficando cada vez menor nas mesas do país. A informação é de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar). O estudo contou com a parceria da FIA Business School, escola criada por professores do Departamento de Administração da USP.
Na Páscoa deste ano, as vendas de bacalhau no Brasil serão 40% menores que as registradas em 2017. A redução tem sido constante desde então, conforme mostra o levantamento feito por meio de Inteligência Artificial.
De acordo com Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, o encarecimento do produto está entre os principais motivos.
“Podem-se apontar diversas causas para essa queda, entretanto, a principal, que praticamente explica completamente esse movimento descendente tem relação com o preço do produto e as restrições de renda dos brasileiros”, explicou em artigo publicado no LinkedIn. “Apenas para ter uma referência, o bombom de bacalhau subiu 150%. Enquanto isso, nesse mesmo período, o rendimento médio real do pessoal ocupado encolheu 3%.”
Por outro lado, os dados do Ibevar mostram que o consumo do principal doce feito para a comemoração não tem se alterado nos três últimos anos. “As vendas de ovos de chocolate, símbolo inequívoco da Páscoa, para 2023 devem registrar o mesmo nível que o observado em 2020, 2021 e 2022″, escreve o executivo.
Fonte: revistaoeste