Os rendimentos dos títulos do Tesouro (Treasuries) dos EUA subiram nesta quarta-feira, 18, com o destaque para título de dez anos, atingindo um patamar não visto desde 2007.
Os aumentos nos rendimentos dos títulos do Tesouro podem ser explicados pela elevação consecutiva das taxas de juros americanas e pelas expectativas de Wall Street sobre a política monetária dos EUA.
O rendimento dos títulos do Tesouro de dez anos aumentou quase 5 pontos-base, para 4,897%, e subiu acima de 4,9% pela primeira vez desde 2007.
Ao mesmo tempo, o rendimento dos títulos do Tesouro de dois anos permaneceu estável em 5,214%, níveis vistos pela última vez em 2006.
O destaque também vai para o rendimento dos títulos do Tesouro de cinco anos, que chegou a 4,937%, seu nível mais alto desde 2007.
Títulos do Tesouro dos EUA são investimento ‘porto seguro’
Devido à incerteza sobre o rumo da política monetária do Federal Reserve (Fed), os investidores americanos têm buscado diversificar seus portfólios nas últimas semanas.
As construções de casas aceleraram em setembro, mas cresceram a uma taxa mais lenta do que o esperado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 18.
Além disso, as permissões para construção de imóveis caíram no mês, mas diminuíram menos do que os economistas previam.
Os dados publicados na terça-feira 17 sobre vendas no varejo no mês de setembro aumentaram 0,7%.
O valor é bem mais alto do que os 0,3% previstos pelos analistas do mercado.
Um resultado que poderia indicar resistência dos consumidores diante de taxas de juros mais altas e outras pressões econômicas.
Os dados têm trazido novas preocupações sobre a perspectiva das taxas de juros, com alguns investidores vendo isso como uma indicação de que as taxas podem ser aumentadas ainda mais ou pelo menos mantidas elevadas por mais tempo.
A probabilidade de uma nova alta da taxa de juros, que ocorreria no dia 1° de novembro, na próxima reunião do Fed, aumentou após os dados divulgados na última terça-feira, 17.
Entretanto, enquanto os investidores aguardam pela decisão, os mercados já estão precificando uma chance de 90% de que as taxas permanecerão inalteradas.
Saiba mais: Autoridades monetárias são unânimes sobre taxas de juros mais altas e por mais tempo
Fed pode interromper a alta dos juros
No entanto, nos últimos dias, vários funcionários do Federal Reserve revelaram que o Banco Central americano pode parar o aumento consecutivo das taxas, especialmente porque os rendimentos mais altos dos títulos do Tesouro estão contribuindo para as condições econômicas mais complicadas para os EUA.
Mais comentários dos formuladores de políticas monetárias são esperados nesta semana, incluindo os do presidente do Fed, Jerome Powell.
Os investidores seguem atentos a seus comentários em busca de dicas sobre suas expectativas de política.
Os próximos dados econômicos também podem influenciar a opinião entre investidores e autoridades do Fed, além de provocar mudanças nos rendimentos dos títulos do Tesouro americano.
Fonte: revistaoeste