Sophia @princesinhamt
Economia

‘Superaplicativos’ revolucionam a experiência bancária ao unir todos os bancos do cliente em uma única plataforma

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O mercado financeiro trabalha para desenvolver os “agregadores financeiros”, também conhecidos como “superaplicativos”, que vão reunir em uma única plataforma as informações dos de todos os bancos.

Quem divulgou a informação foi o do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A previsão é de que os superaplicativos estejam disponíveis em um ano e meio, no fim de 2024.

O mandato de Campos Neto no Banco Central também acaba no fim do próximo ano. Ele não pretende estar à frente do BC em 2025.

Entenda como vão funcionar os superaplicativos de bancos

superaplicativos bancos 2superaplicativos bancos 2
Como Seria Um Superaplicativo De Banco | Foto: Reprodução/Bc

“Você vai ter seu fluxo financeiro de todos os bancos consolidado em um instrumento só”, disse Campos Neto, ao explicar que os superaplicativos estarão disponíveis para pessoas físicas. “Hoje, a gente paga o e vê aquele ‘dois de três [parcelas], cinco de oito’, e você não sabe mais quanto deve. Você vai apertar um botão [no agregador financeiro] e vai ter lá todo o seu fluxo de caixa, como as empresas fazem hoje.”

A futura plataforma é mais um passo do open banking, que permite que os clientes compartilhem seus dados bancários e históricos de transação com bancos e fintechs (as pequenas empresas de tecnologia em serviços financeiros).

Outro objetivo é aumentar a concorrência entre os bancos. Conforme o diretor de Regulações do Banco Central, Otavio Damasco, “é um produto que, provavelmente, as instituições financeiras vão aparecer”. Ele também disse que, a cada dia que passa, os aplicativos agregam mais informações, produtos e serviços.

“O open finance turbina esse processo em prol do consumidor”, afirmou Damasco. “Se o consumidor tem duas, três em diferentes instituições financeiras, vai poder agregar todas as suas informações em um único local.”

Os superaplicativos de bancos terão as seguintes funcionalidades:

  • escolher de qual banco retirar o dinheiro para fazer Pix;
  • mostrar qual taxa de juros cada banco oferece no pagamento de crédito; e
  • conversão de moeda física para e investimentos.

Além disso, se o cliente tiver ações de empresas em um banco, outros bancos vão saber e poderão oferecer um custo de manutenção mais barato.

A expectativa é que os bancos aumentem a concorrência com os superaplicativos, visto que há mais transparência nos serviços. A plataforma também vai oferecer a unificação do fluxo financeiro de débitos e créditos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.