O Sicoob UniCentro Br inaugurou o primeiro parque de energia solar 100% digital do Brasil em Caldas Novas (GO).
A usina fotovoltaica, construída em um terreno de 10 mil m², abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, e irá gerar, em média, 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa, sustentável, eficiente e econômica.
Objetivo da obra è autoconsumo do próprio Sicoob
Segundo o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, inicialmente, o empreendimento irá abastecer as 25 agências localizadas no estado de Goiás.
Saiba mais: Energia solar cada vez mais presente
Todavia, está prevista a ampliação do parque para dobrar a produção e suprir a demanda elétrica de todos os pontos de atendimento da cooperativa financeira.
A partir do início da produção da usina em janeiro de 2024, está prevista uma economia anual de mais de R$ 1 milhão para a instituição financeira.
A grande novidade neste projeto é a operação poder ser controlada 100% por meio digital, o que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição.
Segundo estimativas da análise de investimento realizada pela cooperativa, com o início da produção de energia própria, em 25 anos, 8.057 toneladas de CO2 (gás carbônico) deixarão de ser emitidos na atmosfera.
Saiba mais: Agronegócio aumenta a oferta de energia solar no Brasil
O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos.
O Sicoob foi fundado há 31 anos, administra mais de 7 bilhões de ativos e conta com mais de 116 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail
Fonte: revistaoeste