O quarto lote da Restituição do imposto de renda 2023 será pago no dia 31 de agosto. A consulta ao lote de pagamento será liberada uma semana antes da data da liberação do valor, ou seja, dia 24 de agosto.
Com a consulta, o contribuinte consegue saber se está no penúltimo lote de pagamento de restituição do IR ou no último — previsto para ser liberado no dia 29 de setembro.
Os valores respectivos ao pagamento da restituição serão depositados na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX — neste caso o cidadão tem preferência na fila da restituição. Se por alguma eventualidade o pagamento não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate pelo prazo de um ano.
Leia também: “Aplicativo do Itaú fica fora do ar e impede acesso de clientes às contas”
Será necessário apenas procurar os canais de atendimento do Banco do Brasil (BB). Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma prática pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá fazer o pedido pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Leia também: “Mercado projeta queda da taxa de juros para 2023”
Para isso, será necessário acessar o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Quem tem prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda
Há outros critérios além da opção pela chave PIX para ter prioridade no pagamento dos valores da restituição do Imposto de Renda. Elas são os seguintes:
- idosos acima de 80 anos;
- idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
+ Leia as principais notícias sobre Economia no site da Revista Oeste
Fonte: revistaoeste