Nesta semana, a empresa de pesquisa de mercado , que avalia a percepção dos consumidores, divulgou o ranking das marcas mais valiosas do mundo. A Apple, lider pela terceira vez consecutiva, tornou-se a primeira empresa mundial a ver sua marca alcançar um valor superior a US$ 1 trilhão.
Logo depois da Apple, o Google aparece em segundo lugar, com um valor de US$ 753,4 bilhões, seguido pela Microsoft, avaliada em US$ 712,8 bilhões. A Amazon ocupa a quarta posição, com um valor de US$ 576,6 bilhões. Juntos, os quatro gigantes de tecnologia somam mais de US$ 3 trilhões.
O McDonald’s, que ocupa a quinta posição, com um valor de US$ 221,9 bilhões, tem seu sucesso atribuído à inovação contínua. O relatório destaca que as medidas “incluem o uso de inteligência artificial para os painéis de menu dinâmicos nas lojas, que demonstra como marcas que não possuem a tecnologia como produto principal também exploram a IA para crescer”.
Liderada pela Apple, confira a lista de marcas mais valiosas do mundo:
- Apple: US$ 1,015 trilhão. Crescimento de 15% este ano;
- Google: US$ 753,4 bilhões. Crescimento de 30% este ano;
- Microsoft: US$ 712,8 bilhões. Crescimento de 42% este ano;
- Amazon: US$ 576,6 bilhões. Crescimento de 23% este ano;
- McDonald’s: US$ 221,9 bilhões. Crescimento de 16% este ano;
- Nvidia: US$ 201,8 bilhões. Crescimento de 178% este ano;
- Visa: US$ 188,9 bilhões. Crescimento de 12% este ano;
- Facebook: US$ 166,7 bilhões. Crescimento de 79% este ano;
- Oracle: US$ 145,5 bilhões. Crescimento de 58% este ano; e
- Tencent: US$ 135,2 bilhões. Queda de 4% este ano.
A Nvidia, apesar de não estar no topo, ressalta o impacto da inteligência artificial no mercado. A empresa saltou 18 posições no ranking; agora ocupa a sexta posição. Em um ano, seu valor quase triplicou, ao aumentar 178%. Agora, está avaliada em US$ 201,8 bilhões.
Outras empresas de tecnologia também figuram entre as dez mais valiosas. O Facebook, que retornou ao ranking depois de um ano fora, agora está avaliado em US$ 166,7 bilhões. A Oracle, especializada em gerenciamento de bancos de dados, também está na lista, com um valor de US$ 145,5 bilhões.
De acordo com a Kantar, as cem marcas mais valiosas do mundo possuem um valor total de US$ 8,3 trilhões. O crescimento médio dessas marcas foi de 20%, em relação ao ano anterior. Desde 2006, o valor das cem marcas mais valiosas presentes no ranking aumentou 474%.
Fonte: revistaoeste