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Economia

Profissões Matemáticas: Salários Acima da Média Nacional.

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Um estudo realizado pelo Itaú Social, com o Instituto de Matemá Pura e Aplicada (Impa), revelou que trabalhadores em profissões ligadas à matemática recebem o dobro do , em relação à média nacional.

Batizado de , o estudo informa que a média do salário dos profissionais que atuam nessas áreas foi de R$ 3,5 mil no terceiro trimestre de 2023. O valor médio das demais categorias chegou a R$ 1,6 mil, no mesmo período.

De 2012 a 2023, a participação de profissionais que atuam em áreas relacionadas à matemática correspondeu a 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O número é pequeno, em relação aos países desenvolvidos.

Entre as principais atividades que empregam trabalhadores ligados à matemática no Brasil estão as áreas de tecnologia da informação, serviços financeiros, serviços jurídicos e contábeis. Atividades ligadas à arquitetura e à engenharia também fazem parte desse grupo.

Maior estudo em matemática pode beneficiar o Brasil

Conforme o estudo, um maior aprendizado em matemática poderia beneficiar economicamente o país. A superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, explica que esse mercado gera uma reação em cadeia que pode se “autoimpulsionar” a partir de um investimento primário.

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Patricia Mota Guedes, Superintendente Do Itaú Social, Acredita Que O País Pode Se Beneficiar Economicamente Com Mais Estudos De Matemática | Foto: Reprodução/Congresso Gife

“É uma questão de política de Estado”, disse Patrícia ao Valor. “O investimento na economia, quando se reverte na educação, e em específico na educação matemática, acontece então essa conexão entre a política e o planejamento de desenvolvimento econômico de tecnologia.”

No Brasil, a maioria desses trabalhadores está no setor administrativo. Já nos países europeus, está em áreas ligadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, como engenharia e .

O motivo disso pode ser a relação entre a quantidade de empregadas e a participação no PIB. Na Europa, o número de empregados em matemática chega a 10% do mercado de trabalho em alguns países.

“Já temos estudos no Brasil que mostram como a matemática pode ser ensinada de forma mais prazerosa, como uma prioridade, e não só pensando nos educadores, mas nos investimentos públicos para a economia e a ”, afirmou Patrícia.


Estêão Júnior é estagiário da Revista em São Paulo. Sob a supervisão de Anderson Scardoelli

Fonte: revistaoeste

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