Quando foi a última vez que você tomou uma taça de vinho? Uma lista cada vez maior de pessoas no mundo responderia: há muito tempo atrás. Sim, o consumo global de vinho tem reduzido. Tanto ao ponto da Organização Internacional do Vinho e da Vinha colocarem esses dados em um relatório.
De acordo com o portal de notícias americano Axios, o fenômeno é causado por um conjunto de fatores.
- a Geração Baby Boomers (agora com idade entre 60 e 80 anos) representavam os maiores consumidores de vinho. Mas muitos deles não compram mais com tanta frequência;
- a Geração Z (hoje com idade entre 14 e 29 anos) é que a menos consome bebidas alcóolicas;
- a inflação fez o vinho (e não só ele) ficar mais caro. Um problema para uma bebida que já não era tão barata assim.
A redução no consumo tem sido tão siginificativa que, de acordo com o portal The News, o governo da Fraça chegou a investir 200 milhões de Euros para que produtores transformassem o vinho que estava sobrando em etanol.
Ainda conforme o relatório da Organização Internacional do Vinho e da Vinha, o Brasil é um dos poucos países – entre os 21 pesquisados – que está na contramão desse caminho.
Por aqui, a expectiva era de que o consumo tivesse um crescimento de aproximadamente 11% entre 2022 e 2023.
Os países onde a bebida ainda é a precisada são:
- Romênia – crescimento de 20%
- Brasil – crescimento de 11%
- Rússia – crescimento de 3%
- Japão – crescimento de 2%
- Espanha – crescimento de 1,7%
Mas a lista dos países onde o consumo de vinho tem caído tem números bem mais expressivos que esses. O top 5 é o seguinte:
- China – queda de 24,7%
- Portugal – queda de 9%
- Holanda – queda de 9%
- argentina – queda de 6%
- República Tcheca – queda de 3,7%
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Fonte: olivre.com.br