No Brasil, os carros SUV sofreram desvalorização no ano de 2023. Um levantamento feito pela Kelley blue Book Brasil () — empresa especializada em precificação de carros novos e usados — comparou o valor desses veículos em janeiro com sua avaliação em dezembro.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O segmento lidera a venda de carros zero quilômetro no país. Os SUVs têm mais de 35% de participação no mercado de carros, mesmo que o modelo mais barato custe mais de R$ 100 mil.
Ainda que esses carros sejam os mais desejados pelos brasileiros, alguns modelos sofrem rejeição. As razões são o custo para mantê-los, o fato de já terem saído de linha ou de estarem prestes a mudar.
O modelo que mais sofre desvalorização hoje no país é o Mitsubishi Outlander HPE 2.0 de sete lugares, ano/modelo 2022. O veículo saiu de linha em 2022 — isso ajuda a explicar a sua rejeição. O carro, que custava R$ 233,3 mil em janeiro, hoje vale R$ 153,4 mil, uma desvalorização de 34,2%.
Os modelos JAC T50 e o BMW X2 saíram de linha
Outros modelos que já saíram de linha, por exemplo, foram o JAC T50 e o BMW X2. O Peugeot 2008 vai ganhar uma nova geração no ano que vem. O modelo deixou de ser feito no Brasil neste mês. O Tucson que se vende no país está defasado em relação ao modelo do exterior — o que pode justificar sua desvalorização.
Confira os cinco SUVs que foram desvalorizados em 2023.
Modelo | Preço em janeiro de 2023 | Preço em dezembro de 2023 | Desvalorização |
Mitsubishi Outlander HPE 2022 | R$ 233,3 mil | R$ 153,4 mil | -34,2% |
Hyundai Tucson GLS 2022 | R$ 200,9 mil | R$ 134,2 mil | -33,2% |
Peugeot 2008 Allure Pack 2023 | R$ 116,1 mil | R$ 77,5 mil | -33,1% |
JAC T50 Plus 2022 | R$ 129,3 mil | R$ 90,2 mil | -30,2% |
BMW X2 sDrive18i 2022 | R$ 302,4 mil | R$ 213,3 mil | -29,4% |
Fonte: revistaoeste