A Âmbar Energia, do grupo , que pertence aos irmãos Batista, concluiu a compra da usina termelétrica a gás natural Araucária (Uega), por R$ 395 milhões. O ativo pertencia à Companhia Paranaense de Energia (Copel) e à Petrobras, com participações de 81,2% e 18,8%, respectivamente.
A compra aumenta o domínio da companhia em poços de petróleo e gás na América do Sul.
A usina termelétrica (UTE) Araucária está interligada às reservas de gás do Brasil e da Bolívia. A Âmbar já possui a UTE Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, conectada às reservas de gás da Argentina e a UTE Cuiabá, em Mato Grosso, ligada às bacias de gás da Bolívia por gasodutos próprios.
Em fato relevante divulgado ao mercado na segunda-feira 1°, a Âmbar afirma que o negócio faz parte da estratégia da companhia de investir em ativos que “garantam a segurança energética do país.”
“Esta operação amplia de forma significativa nosso parque gerador a gás natural, o combustível fundamental para a transição energética segura”, diz o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.
Usina comprada por grupo dos irmãos Batista está localizada em ponto estratégico
A UTE Araucária é uma usina de geração a gás natural com capacidade instalada de 484,15 megawatts (MW), que opera em ciclo combinado com duas turbinas a gás e uma turbina a vapor.
Inaugurada em 2002, a usina desempenha um papel importante na geração de energia para o Sistema Interligado Nacional, próximo a Curitiba. O município é um grande centro consumidor de energia.
O grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, tem investido pesado no setor de energia. Em setembro do ano passado, por exemplo, a holding fez um acordo com Eletrobras para vender linhas de transmissão e comprar a usina a carvão de Candiota 3.
Mais recentemente, a empresa entrou no setor de óleo e gás com a compra da Fluxus, na Argentina, e da Pluspetrol Bolívia. Além disso, entrou em cogeração a biomassa ao adquirir uma usina da Engie.
Por outro lado, a Copel permanece com objetivo de descarbonizar as operações da companhia. A empresa ainda possui a usina a carvão de Figueira, de 20 MW, que representa menos de 1% de sua potência instalada. Também controla a Compagas, empresa de distribuição de gás, em sociedade com a Mitsui e a Commit. Os dois ativos estão à venda.
Já a Petrobras informou em fevereiro que decidiu pelo exercício do direito de tag along (venda conjunta) para venda da sua participação de 18,8% no capital social da sociedade com a Copel.
Fonte: revistaoeste