Sophia @princesinhamt
Economia

Inflação em setembro registra alta impulsionada pelo aumento dos preços da gasolina, segundo dados do IPCA

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em setembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação, foi de 0,26%, acima da taxa de agosto (0,23%). A alta dos combustíveis, principalmente da gasolina, foi o principal fator para o aumento da inflação.

Desde janeiro, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o IPCA acumula alta de 3,5%, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

inflação setembroinflação setembro
Ipca Em Setembro | Foto: Reprodução/Ibge

Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada foi de 5,19%, acima dos 4,61% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Inflação: maioria dos grupos teve aumento de preços em setembro

Os preços de seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE tiveram alta em setembro. O maior impacto e a maior variação vieram de Transportes, seguido por Habitação.

+ Inflação volta a acelerar e fecha agosto com alta de 0,23%

Também tiveram alta os grupos Habitação. Vestuário, Saúde e cuidados pessoais, Despesas pessoais e Educação. Alimentação, Artigos de residência e Comunicação tiveram baixa em setembro.

Veja a tabela completa:

inflação setembroinflação setembro
Variação E Impacto Da Inflação Em Setembro | Foto: Reprodução/Ibge

Inflação de setembro foi puxada pela alta da gasolina

Preço gasolinaPreço gasolina
Gasolina Teve Alta De 2,8% Em Setembro, Segundo O Ibge | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O grupo transportes teve o maior impacto na inflação de setembro, assim como ocorreu em agosto. O resultado deste mês foi influenciado pelo aumento nos preços da gasolina (2,8%), subitem com a maior contribuição individual (0,14 ponto porcentual) no índice do mês.

+ Focus: mercado projeta inflação estável e crescimento estagnado em 2023

O item combustíveis teve alta de 2,7%, acompanhado pelo óleo diesel (10,11%) e o gás veicular (0,66%), enquanto o preço do etanol caiu 0,62%.  Ainda em Transportes, as passagens aéreas subiram 13,47% em setembro.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.