O imposto de importação de veículos elétricos no aumentará a partir desta segunda-feira, 1º. A alíquota para a compra desses modelos no exterior vai subir de 10% para 18%, conforme o cronograma estabelecido pelo .
Apesar da elevação, o preço dos veículos nas concessionárias não deve ser impactado imediatamente, visto que as marcas possuem estoques. Diante da antecipação do aumento da tarifa, muitas empresas aceleraram suas importações para manter o fluxo de vendas.
O aumento dos impostos de importação também afetará veículos híbridos, plug-in e caminhões elétricos. Os valores serão variados. A tributação dos veículos eletrificados aumentará progressivamente até julho de 2026.
As vendas de veículos 100% elétricos cresceram significativamente em 2024. No Brasil, até maio, as vendas já superaram as de 2023. De acordo com dados da , cerca de 26 mil carros totalmente elétricos foram emplacados nos primeiros cinco meses de 2024, um aumento de 34% em relação ao ano anterior.
Recorde de vendas de veículos elétricos
Pela primeira vez na história automotiva do Brasil, os veículos elétricos devem ultrapassar 1% do total das vendas de automóveis no país. De janeiro a maio de 2024, os veículos elétricos representaram 3% do mercado de vendas.
Diante desse crescimento, especialmente de veículos importados da China, a Anfavea está solicitando ao governo uma antecipação da alíquota de 35% para o mais breve possível. Essa alíquota só seria alcançada em 2026.
Controvérsia sobre o aumento do imposto
O presidente da Associação brasileira do Veículo Elétrico (Abve), Ricardo Bastos, considera a antecipação do imposto um “absurdo” e acredita que ela pode prejudicar o planejamento de investimentos das empresas.
Bastos afirmou que o aumento de 8 pontos porcentuais na alíquota já é significativo e que sua eficácia será avaliada nos próximos meses.
Para 2024, Bastos estima a venda de 150 mil carros elétricos, um aumento de 80% em relação a 2023. Ele também mencionou que as montadoras BYD e GWM iniciarão operações no Brasil no primeiro semestre de 2025, em camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente.
Novos investimentos dessas montadoras são esperados nas próximas semanas, enquanto aguardam a sanção do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) para intensificar seus aportes no Brasil.
Fonte: revistaoeste