O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, lançado na segunda-feira 17, pelo governo federal, já está na mira de estelionatários. Endereços de sites fraudulentos estão circulando no WhatsApp e nas redes sociais para tentar enganar as pessoas.
No Facebook, uma busca na biblioteca de anúncios pelo termo “desenrola” retorna centenas de links patrocinados. Parte dos endereços redireciona a pesquisa para sites fraudulentos, segundo informou o jornal Folha de S.Paulo.
Um dos links simula uma ferramenta de autoatendimento que faz perguntas e as responde com promessas enganosas sobre o Desenrola Brasil — oferecendo, por exemplo, descontos de 99%.
Outro link vende um material chamado “guia do nome limpo”, a R$ 27. O pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito.
A Meta, empresa que controla Facebook, Whatsapp e Instagram, afirma não permitir atividades golpistas nem quaisquer tipos de atividades que violem seus padrões de comunidade e publicidade.
Fique atento
Os bancos que participam do Desenrola Brasil têm os próprios canais para a quitação de dívidas. Conforme as instituições financeiras, são os interessados que devem entrar em contato com os bancos para propor a renegociação, e não o contrário.
O Serasa informou que faz renegociação de dívidas apenas por meio dos canais oficiais de atendimento da empresa — o site Serasa Limpa Nome e também pelo WhatsApp (11) 99575-2096.
Quais bancos participam no programa?
Interessados em participar do Desenrola Brasil precisam procurar seus bancos até 30 de dezembro deste ano. Até agora, o programa terá a participação dos seguintes bancos:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú;
- Santander;
- Inter;
- PicPay;
- Pan;
- PagBank;
- Mercado Pago.
Fonte: revistaoeste