A família Brenninkmeijer, controladora da rede de varejo C&A, realizou uma significativa operação financeira na quinta-feira 14. Durante um leilão na , a B3, o grupo vendeu R$ 40 milhões de ações no formato block trade, transação de alto volume cuja negociação ocorre fora do mercado aberto.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o valor de cada ação no mercado foi de R$ 11,52, totalizando um montante de R$ 460,8 milhões de lucro. Esta transação, conduzida pela holding Cofra, corresponde a 13% do capital total da C&A, mas a família manteve o controle acionário da empresa.
De acordo com a C&A, “a Cofra, acionista controlador da C&A Brasil, lançou um leilão para vender o excedente de controle da companhia, mantendo o controle acionário da operação do Brasil”. A companhia também destacou que a operação é vista de forma positiva. Ela afirma que “a ampliação do free float tem potencial de resultar no aumento de liquidez das ações e desbloquear valor para os acionistas”.
Queda no valor das ações da C&A depois de leilão
O leilão começou às 10 horas na B3, e no fechamento da última quarta-feira, 13, o papel da C&A terminou em R$ 13,12. No entanto, as ações encerraram o pregão do dia 14 em R$ 11,55, uma queda de 11,97%.
Esse plano de recuperação da companhia repercute na leitura do mercado e faz papel da varejista atingir patamares surpreendentes entre os investidores. Depois da venda, a participação acionária da família Brenninkmeijer caiu para 52,4%, com 161.302.215 ações, mas ela ainda mantém a posição majoritária na empresa.
Desempenho financeiro e crescimento nas vendas
Até a quarta-feira, as ações da C&A acumularam uma valorização de quase 60% no ano, um fator que pode ter influenciado a decisão de venda. Os resultados financeiros da C&A também foram positivos, com lucro líquido de R$ 42,8 milhões no terceiro trimestre, revertendo um prejuízo de R$ 44,2 milhões do ano anterior.
No indicador ajustado, o lucro foi de R$ 52 milhões, em comparação com um prejuízo de R$ 55 milhões.
O desempenho das vendas foi notável, com um crescimento de 19% nas vendas em mesmas lojas, o que superou os resultados da concorrente Renner. Esse crescimento é um indicador de recuperação e fortalecimento da marca.
Fonte: revistaoeste