O sócio-fundador da corretora de investimentos JGP, , acredita que o alto endividamento dos EUA pode colapsar a economia local. O executivo deu a declaração na terça-feira 6, durante evento do BTG Pactual.
A dívida pública norte-americana, que era de US$ 22 trilhões antes da pandemia, agora está em US$ 34 trilhões. O número aumentou mais de 50%, num intervalo curto, e o governo continua a gastar dinheiro.
“O país está com com déficit fiscal em 67% do PIB a pleno emprego”, disse Jakurski. “Isso nunca aconteceu. Acho que tem uma bomba atômica aí, com pavio curto. Pode explodir daqui a seis meses, pode explodir daqui a quatro anos. Mas a trajetória é muito ruim, muito ruim.”
No evento, o executivo afirmou que todo o “establishment pensante” é contra o ex-presidente e pré-candidato republicano Donald Trump. Jakurski avalia que Trump poderia desestabilizar a geopolítica “dramaticamente”.
O executivo disse que haverá um intenso esforço para tentar derrubar a viabilidade do ex-presidente nas eleições. O Federal Reserve (FED) “estaria mais propenso a baixar os juros do que normalmente, e o governo Biden a gastar mais dinheiro do que se imaginaria como possível”.
Jakurski salientou que, no Congresso dos EUA, há pacotes de incentivos para a retenção de empregos para empresas. Esse fator subtrairia potencialmente centenas de bilhões de dólares dos cofres públicos.
“Então, você tem aí o tradicional gasto público em véspera de reeleição”, afirmou o executivo. “Diria que essas coisas vão mais ou menos balizar o que vai acontecer com a inflação.”
Fonte: revistaoeste