Nesta quinta-feira, 5, foi celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). O Sebrae e o governo federal anunciaram parcerias estratégicas com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no país. O Sebrae firmou parcerias com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Foi celebrado também um acordo de cooperação com os Correios, e lançado o selo comemorativo em homenagem às MPE. As medidas têm como objetivo promover inclusão social por meio do empreendedorismo.
“O bom momento econômico aponta um PIB acima dos 3%, um recorde na nossa balança comercial, um acumulado de R$ 1,4 milhão de empregos no país e os pequenos negócios são responsáveis por 73% dessas vagas. Com sustentabilidade, inovação e inclusão, o Sebrae será parceiro na diminuição da desigualdade e deve alcançar um público ainda maior de empreendedores, diante dos desafios do país”. Décio de Lima, presidente do Sebrae Nacional.
‘Inclusão socioeconômica’
Ainda durante o evento de celebração, o MDS firmou com o Sebrae um convênio com o objetivo de incentivar a inclusão socioeconômica por meio da formação, capacitação, do desenvolvimento de potenciais empreendedores.
De acordo com Wellington Dias, ministro do MDS, devem ser investidos inicialmente R$ 15,2 milhões a fim de alcançar a meta de promover auxílio a 1 milhão de empreendedores que foram selecionados do público inscrito no CadÚnico do Bolsa Família.
“Com isso, queremos garantir a condição para que esse grupo aumente a sua renda, com sustentabilidade, e não precise mais do programa social. O principal objetivo é a redução da pobreza por meio do emprego, já que os pequenos negócios geram emprego de maneira muito forte”. Wellington Dias, ministro do MDS.
O Sebrae também assinou um acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a fim de promover a melhoria da gestão pública a partir da aproximação com o setor do empreendedorismo brasileiro.
Parceria com os Correios
E, para finalizar o evento, Temístocles Júnior, o diretor de Operações dos Correios, comentou sobre a parceria estratégica com o Sebrae. Parceria cujo objetivo é a orientação de empreendedores voltada para a gestão de negócios e incentivo ao desenvolvimento da economia local — com atenção especial às áreas de logística com potencial para a promoção comercial.
A parceria deve ajudar a preparar os pequenos negócios que estão se planejando para atuar no mercado de e-commerce com apoio na logística de comercialização e entrega de produtos, e também no acesso ao mercado internacional para onde as MPE querem exportar os seus produtos e serviços.
“Para nós, é fundamental estimular o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas, porque elas são geradoras de negócios também para os Correios”. Temístocles Júnior.
Fonte: revistaoeste