Sophia @princesinhamt
Economia

Descubra os principais produtos nos quais o Brasil se destaca como líder na exportação

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Brasil é líder na exportação de sete produtos em todo o mundo: soja, carne bovina, açúcar, carne de frango, café, celulose e suco de laranja.

A venda desses produtos rendeu US$ 98 bilhões aos produtores rurais brasileiros em 2022, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. O valor é equivalente a mais de R$ 460 bilhões. 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que, em 2023, o Brasil vai liderar a exportação de farelo de soja, passando a Argentina.

Neste ano, o Brasil também deve ultrapassar os próprios Estados Unidos em exportação de milho, segundo o USDA.

Por que o Brasil deve se tornar líder em exportação de mais produtos

brasil exportaçãobrasil exportação
Brasil É Líder Em Exportação De Café | Foto: Freepik

O Brasil deve ganhar a liderança na exportação de farelo de soja neste ano, porque a Argentina está reduzindo sua produção. As lavouras dos hermanos foram prejudicadas por uma grande seca.

Há mais de 20 anos, na safra de 1997/98, o Brasil chegou a ser o maior exportador de farelo de soja. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP).

No caso do milho, o Brasil deve tomar a dianteira da exportação porque a safra anterior rendeu uma grande quantidade do grão. Isso fez o país entrar em 2023 com excedente de produção ainda maior.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos veem sua safra de milho encolher. Isso ocorre especialmente em razão das condições climáticas desfavoráveis e do aumento de custos da produção. A demanda interna também aumentou, o que deve contribuir para a queda da exportação.

Se o Brasil passar os Estados Unidos na exportação de milho, será a primeira vez que os produtores brasileiros se tornam os principais exportadores globais do grão.

O volume da produção de grãos do Brasil deve chegar a 317,6 milhões de toneladas, na safra 2022/2023 — um crescimento de 44,9 milhões de toneladas, ou 16,5%, em relação à safra de 2021/2022.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.