Sophia @princesinhamt
Economia

Companhias de energia querem mais remuneração por hidrelétricas

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As companhias de energia que operam hidrelétricas querem um aumento pela remuneração de seus serviços. Essas alegam que o ganho servirá para investimentos em plantas e a retomada de projetos.

De acordo com Reuters, uma das principais demandas das companhias de energia é a remuneração das hidrelétricas pelos “serviços ancilares”. Eles servem para prover apoio à segurança ao Sistema Nacional Interligado.

Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, subsidiária do gigante chinês State Power Investment, explicou a importância dessa fonte de energia. “As hidrelétricas são baterias gigantes e possibilitam o controle da frequência”, disse. “Em termos elétricos, é o que mantém o Brasil sem apagões.”

Existe um custo de oportunidade que não está sendo remunerado adequadamente, de acordo com a executiva. Desse modo, o pagamento, atualmente, considera apenas a energia fornecida — sem levar em conta o potencial ocioso.

Com regras melhores, as companhias de energia poderiam aumentar o potencial de geração com hidrelétricas em até 20%. A projeção é da International Hydropower Association, órgão que está participando das discussões com as empresas do segmento.

Gil Maranhão, diretor de Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação da Engie Brasil (outro gigante no setor), afirmou que não está na pauta do setor a volta dos grandes projetos. “O que nós defendemos é a construção de hidrelétricas médias, que são palatáveis para empresas privadas, mais fáceis de lidar com desafios socioambientais, não estão na Amazônia, mas espalhadas no Brasil inteiro, e com um tamanho de reservatório que gere esses atributos”, disse.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.