O Banco Central () anunciou nesta segunda-feira, 6, que vai realizar uma pesquisa-piloto com empresas do setor produtivo para coletar expectativas sobre a situação de seus negócios.
O levantamento será parecido com o , com projeções para os principais indicadores da . Inicialmente, a coleta será usada apenas internamente, sem divulgação até que a pesquisa amadureça.
A ideia é ampliar o volume de informações e não ficar restrito somente a bancos e consultorias ligadas ao mercado financeiro, como ocorre no boletim Focus.
Expectativas das empresas em geral
O BC afirmou que os dados coletados “constituirão em instrumento relevante de informação para melhor entendimento e análise da conjuntura econômica”, ao lado das expectativas de analistas de mercado.
O objetivo é que, no futuro, seja realizada uma publicação trimestral dos dados, mas ainda sem previsão.
“À medida que a pesquisa avance, pretende-se ampliar o rol de respondentes por meio de contatos com as principais instituições representativas do setor de cada segmento”, explicou o BC em nota.
No piloto, cerca de cem empresas serão consultadas, de forma voluntária. As companhias vão responder a um questionário sobre situação da economia, demanda, variação de custos de mão de obra e preços de produtos.
+ Leia mais notícias sobre a em Oeste
Amostra do Banco Central
Segundo o Banco Central, a amostra inicial foi elaborada tendo como ponto de partida uma seleção das maiores companhias de cada segmento de atividades, exceto as dos setores público e financeiro.
A autoridade monetária disse que a iniciativa faz parte do esforço de “maior aproximação do BC com empresas não financeiras”.
O Banco Central estava sendo pressionado por representantes de empresários para pesquisar a percepção dessas empresas em relação à economia, levando em conta as respostas ao tomar suas decisões sobre juros.
Isso porque as expectativas coletadas no boletim Focus, que tem participação somente de instituições financeiras, influenciam na avaliação de política monetária do BC.
Fonte: revistaoeste