Você sabia que a sua alimentação pode ajudar muito a memória e as funções cerebrais? Isso porque ela consegue melhorar a função dos nossos neurônios e das células glia (que são células de apoio e sustentação dos neurônios).
Outro ponto a ser ressaltado é a conexão cérebro-intestino. Quando ingerimos alimentos saudáveis, melhoramos nossa microbiota intestinal, que por sua vez vai influenciar positivamente o funcionamento do cérebro.
A dieta mais estudada com impacto positivo aos neurônios é a , rica em gorduras boas, alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e sementes. Baseando-me nessa dieta, existem quatro alimentos que valem a pena inserir no cardápio.
Alimentos ricos em ômega 3
O ômega 3 é uma gordura que faz parte da membrana celular do neurônio, como se fosse uma película que cobre os neurônios. Essa membrana tem a função de deixar os neurônios intactos por mais tempo.
Boas fontes de ômega 3 são peixes como sardinha, atum e salmão, além de sementes como a linhaça. Tente consumir esses alimentos pelo menos três vezes por semana.
Alimentos verde-escuros
Eles são ricos em antioxidantes que estimulam o sistema nervoso a formar novas ligações entre suas células, ação que melhora o raciocínio e ajuda a preservar a memória por mais tempo.
O ideal é consumi-los diariamente, porém não precisa ser em todas as refeições. Algumas combinações gostosas são:
- No café da manhã, o ovo pode ser feito mexido com espinafre, ou incluir o suco verde feito com folha de couve.
- No almoço e jantar, a salada pode ser incrementada com brócolis, agrião, rúcula e coentro.
Ovos
A presente na gema do ovo é muito importante para o metabolismo celular dos neurônios. pessoas que sofrem com déficit cognitivo podem ter uma baixa absorção da vitamina, por isso é importante inclui-la no dia a dia.
O horário mais comum de consumo é pela manhã, com pão, formando assim um café da manhã completo. Porém os ovos salvam o horário do jantar. Dá para fazer uma omelete turbinada com brócolis picado e semente de linhaça, assim você já inclui os outros nutrientes em uma única refeição.
Cacau em pó
O cacau é riquíssimo em flavonoides e antioxidantes que ajudam na melhora da cognição. Outra vantagem é que ajuda a reduzir os sintomas de tristeza, já que aumenta a produção de . Vale também comer o chocolate, desde que seja um com pelo menos 70% de cacau.
O cacau em pó realmente é bem amargo, por isso uma sugestão é amassar uma banana bem madura, levar ao micro-ondas por 30 segundos e então adicionar o cacau em pó; fica um creme de chocolate delicioso para servir por cima de um bolo ou mesmo para comer puro.