Muitas pessoas, quando iniciam uma reeducação alimentar ou um exercício físico, sentem que a imunidade cai e acabam ficando gripadas. Por isso é muito importante pensar em fortalecer o sistema imunológico, para evitar doenças e garantir uma maior qualidade de vida.
Claro que a base de um sistema imunológico forte vem de uma alimentação saudável com legumes, verduras e frutas, porém existem três suplementos que podem ajudá-lo a manter a proteção natural do corpo sempre em dia.
Whey protein
O whey é muito conhecido pelos praticantes de atividade física que buscam o aumento da massa muscular, mas seus benefícios vão muito além. A proteína do soro do leite contém alfalactoalbumina, que aumenta a função dos macrófagos (células de defesa), e betalactoalbumina, que impulsiona a produção dessas células, assim ambos aumentam a imunidade inata.
Outro ponto interessante é que o whey contém precursores para a síntese de glutationa. A substância já se mostrou eficaz em estudos contra o vírus da influenza, por ajudar no combate da inflamação pulmonar, além de ser um modulador do sistema imunológico.
Uma boa dose de whey seria de 25 g por dia, podendo ser adicionada ao café da manhã, lanches intermediários ou até mesmo no horário da ceia. Evite apenas consumir no horário do almoço e jantar, já que nesses momentos já consumimos outras fontes de proteína.
Probióticos
Os probióticos são compostos de bactérias vivas que favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal. O nosso intestino contém cerca de 100 trilhões de células bacterianas e nosso objetivo é que a maior parte seja células benéficas, e a menor parte de células que podem causar doenças.
Para manter essa proporção adequada é muito importante o consumo de prebióticos, que são as fibras presentes nos legumes, verduras e frutas e que têm a função de nutrir as boas bactérias do nosso intestino.
O suplemento à base de probiótico pode ajudar a equilibrar a nossa microbiota mais rápido, já que ao ingerir os probióticos temos um efeito imunoestimulante. Ao chegaram no intestino, eles vão interagir com os tecidos localizados e protegê-los da agressão dos micro-organismos maléficos que estão ali, melhorando assim o balanço positivo do nosso intestino. Esse balanço estimula o sistema imune.
Você encontra à venda em lojas de produtos naturais e farmácias, na versão em cápsula ou em pó. O ideal é ingeri-lo de estômago vazio à noite.
Ômega 3
Os suplementos de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 são extraídos de peixes e frutos do mar. Como a população não tem consumido com frequência esses produtos na dieta, é interessante pensar na suplementação.
O ômega 3 reduz a inflamação corporal, o que é muito importante para a imunidade, pois o processo inflamatório é uma resposta de defesa e, quando exacerbado, o sistema imunológico pode ficar sobrecarregado.
Na hora de comprar, tome muito cuidado com aqueles muito baratos. Um suplemento de ômega 3 não é 100% ômega 3, portanto os mais concentrados são os melhores. O ideal é que pelo menos 50% da cápsula seja de ômega 3, ou seja, uma cápsula de 1.000 mg deve conter pelo menos 500 mg de EPA+DHA. O ideal é consumir uma cápsula na hora do almoço ou jantar, nos dias que não consumir peixes ou frutos do mar.