A “temporada” da goiaba chegou em diversas localidades do nosso país. É importante relembrar que alimentos da época estão no auge da sua produção natural de nutrientes. Sendo assim, encontramos neles substâncias que nosso organismo precisa naquele momento do ano, como vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico no frio; ou que protegem das viroses e desidratação do verão.
A goiaba é uma das frutas do outono e o consumo dela vem carregado de benefícios. Ela tem vitamina C e muitas substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Conheça melhor a seguir.
As substâncias e benefícios da goiaba
Licopeno: também encontrado em alimentos como o tomate, o licopeno é um antioxidante que dá à goiaba sua cor rosada ou avermelhada. A substância é conhecida por seus efeitos protetores contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de próstata.
Ácido gálico: é um polifenol com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos sugerem que pode ter efeitos benéficos para a saúde, incluindo a proteção contra certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
Catequinas e epicatequinas: também têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e estão associadas a diversos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e câncer. As epicatequinas são polifenóis com propriedades antioxidantes, ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres e minimizando o envelhecimento precoce.
Betacaroteno: é um carotenoide precursor da vitamina A, que é importante para a saúde da visão, da pele e do sistema imunológico.
Luteína: ajuda a proteger os olhos contra o dano oxidativo e pode reduzir o risco de certas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade.
Zeaxantina: assim como a luteína e o betacaroteno, a zeaxantina é um carotenoide importante para a saúde dos olhos. Ela está envolvida na proteção contra a luz ultravioleta e no combate ao estresse oxidativo nas células dos olhos.
A goiaba ainda é um excelente alimento para modulação da saúde intestinal e contém grande quantidade de fibras e vitamina C, nutriente importante para a imunidade e que também tem pode antioxidante.
Você pode usar a fruta em sucos (como na receita abaixo), vitaminas e geleias sem açúcar. Já folhas as folhas da planta podem ser utilizadas em saladas.
Suco antioxidante de goiaba
Faça essa receita para garantir um bom aporte de antioxidantes e nutrientes em sua alimentação:
- 1 goiaba vermelha picada
- 1 raminho de hortelã
- 1/2 tomate orgânico
- 1/2 laranja
Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e um pouco de água, processe até formar um suco denso. Rende dois copos.
Fonte: uol