Você já deve ter ouvido falar em ‘superalimentos’ — ou superfoods, em inglês. Eles são chamados assim pois têm uma composição nutricional rica em vitaminas, minerais e compostos ativos, substâncias que fazem bem à saúde.
Abacate, cacau, chia, mirtilo e cúrcuma são alguns dos ‘superalimentos’ que costumamos consumir. Mas há um grupo que faz parte dessa categoria e não é tão comum em nossas refeições: os brotos.
“Eles podem ser obtidos a partir de um estágio avançado de germinação da semente, com a capacidade de oferecer valiosa reserva nutritiva”, diz a nutricionista Samantha Rhein, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer. Conheça os principais benefícios de quatro brotos:
- Broto de bambu É bom para a imunidade, preserva a massa muscular e auxilia na cicatrização.
- Broto de alfafa É um potente protetor do fígado e ajuda a reduzir o risco de osteoporose, problemas no coração, câncer e diabetes.
- Broto de abóbora (cambuquira) Deve ser preparado preferencialmente com azeite, para potencializar seus efeitos na atividade muscular e na imunidade.
- Broto de feijão (moyashi) Rico em fibras, que garantem saciedade e contribuem para o bom funcionamento do intestino, o moyashi tem sabor muito suave, podendo ser consumido cru ou rapidamente cozido.
“Você deve consumi-los pelo menos três a quatro vezes na semana, em quantidades iguais ou superiores a um pires por dia”, a nutricionista orienta.
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda