Chia, linhaça, quinoa, gergelim… Incluir uma colher de sopa (10 g) de sementes nas suas refeições é uma forma simples e prática de aumentar a ingestão de fibras, vitaminas, minerais e componentes antioxidantes —veja mais benefícios das sementes.
Abaixo, damos exemplos de como consumir duas sementes:
CHIA Possui boa quantidade de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino.
Como consumir: a chia deve ser hidratada para que não absorva líquidos intestinais, levando à prisão de ventre. Tem sabor neutro e pode ser adicionada na salada, no iogurte e salpicada nas frutas.
QUINOA É encontrada em diferentes cores (branca, preta ou vermelha) e ganha um sabor leve de nozes após o cozimento. .
Como consumir: cozida, nas grandes refeições, no lugar do arroz ou com legumes, por exemplo. Também vai bem em saladas, com leite, iogurte e vitaminas de frutas. Já farinha dessa semente pode ser adicionada em sucos, bolos, pães e tortas.
Não é indicado consumir na forma crua, para evitar o desconforto gastrointestinal. Antes de preparar, lave e deixe de molho por alguns minutos em água quente.
Quer ter uma boa alimentação e perder peso de forma saudável? Assinantes UOL têm acesso a 250 Cardápios para Emagrecer, com receita e lista de compras da semana, para organizar as refeições e seguir a dieta à risca. Confira abaixo 5 cardápios sugeridos para esta semana ((]*rel=”)noopener(“[^>]*>)assine o UOL para conseguir ver todos).
No sábado e no domingo, repita as refeições que mais gostou na semana —o café da manhã de quarta, o almoço da sexta etc.
Os menus foram elaborados pelo nutricionista Victor Machado. Especializado em nutrição comportamental, ele defende uma “relação tranquila e sincera com os alimentos”, que permite perder peso comendo de tudo (até chocolate!), sem se privar de certos grupos alimentares ou passar fome.
Como a proposta é emagrecer sem deixar de consumir o que gosta, em uma refeição da semana você pode comer algo fora dos cardápios (é só uma refeição, não o dia todo, ok?). A sugestão é deixar para fazer isso no sábado ou domingo, quando temos mais eventos sociais. Só não exagere. “Coma até se sentir saciado, não para passar mal”, orienta Machado.
Os alimentos do cardápio que não possuem quantidade indicada podem ser consumidos livremente, pois são produtos naturais, nutritivos e que garantem saciedade —Machado explica como isso é importante para emagrecer. Caso não goste de algum alimento indicado, você pode consumir outro de mesmo grupo (trocar o peixe por frango; o brócolis por couve-flor ou abobrinha; o morango por melão; a batata por mandioca etc.) ou optar por qualquer outra refeição da semana.
Use vinagre, limão, ervas, cebola, alho, pimenta e sal a gosto para temperar os vegetais (crus e cozidos), carnes e peixes.
Se tiver dúvidas sobre os cardápios, mande um email para vivabemuol@uol.com.br, a equipe do UOL e os nutricionistas responsáveis pelos cardápios estarão prontos para responder à sua pergunta.
Receita da semana
Esta receita está no cardápio de quarta-feira, mas você também pode inclui-la em qualquer outro almoço ou jantar da semana, no lugar de vegetais cozidos e de leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).
Quibe de Abóbora
Lista de compras da semana
Esta lista é baseada no consumo alimentar médio de uma pessoa que busca emagrecer. O ideal é você checar todos os cardápios antes de ir às compras e fazer ajustes conforme sua preferência. Exemplo: nós recomendamos que você compre 1 berinjela e 1 abobrinha, mas, se você não gosta de berinjela, compre 2 abobrinhas ou outro vegetal de sua preferência (chuchu, pimentão, vagem).
Evite desperdícios! Se ao fim da semana sobrarem alimentos em sua geladeira, você pode repetir as refeições em que eles entram na semana seguinte ou adaptar o cardápio da próxima semana para incluir esses produtos, desde que faça trocas dentro do mesmo grupo.
FRUTAS
- 1 abacate pequeno (ou avocado)
- 2 bananas
- 1 cacho de uvas
- 1 sachê (100 g) de polpa de açaí (sem açúcar)
- 1 kiwi
- 1 mamão
- 1 maçã
- 1 fruta de sua preferência
VERDURAS, LEGUMES, TUBÉRCULOS ETC.
(Você pode trocar os alimentos por vegetais de sua preferência, desde que sejam do mesmo grupo)
- 1 cenoura
- 1 pepinos
- 1 buquê de brócolis ou couve-flor
- 1 chuchu
- 2 batatas grandes
- 1 abobrinha
- 1 berinjela
- 1 espiga de milho grande
- 2 a 3 tomates
- 1 maço de alface, rúcula ou agrião
- 1 beterraba
- 1 maço de manjericão
- 1/2 abóbora japonesa (para a receita da semana)
- 2 maços de salsinha (para a receita da semana)
- 1 ramo de hortelã (para a receita da semana)
- 1 cebolinha (ou alho-poró) –para a receita da semana
PROTEÍNAS
- 300 g de peito de frango
- 200 g de filé de peixe de sua preferência (para assar/grelhar)
- 12 ovos (verifique se não sobraram da semana anterior)
- 300 g de carne moída
- 150 g de patinho, filé-mignon ou alcatra
- 1 lata de atum ao natural
LATICÍNIOS
- 2 potes de iogurte natural (sem açúcar, sem mel etc.)
- 1 pacote de espetinhos de queijo coalho
- 1 pacote de queijo ralado
GRÃOS, FARINHAS E OUTROS
(Confira se você já não tem esses itens na despensa antes de comprá-los)
- 1 lata de leite em pó
- 1 lata de seleta de legumes
- 1 pacote de pão de forma 100% integral
- 50 g de amendoim torrado
- 1 pacote (500 g) de arroz cateto (ou use o integral que comprou semana passada)
- 50 g de mix de castanhas (sem amendoim)
- 1 pacote (500 g) de grão-de-bico
- 1 pacote (500 g) de triguilho (para a receita da semana)
- queijo minas frescal
- creme de ricota
- leite (se quiser, pode usar o leite em pó)
- azeite
- feijão
- arroz integral
- coco ralado
- chia
- granola
- manteiga
- chocolate meio amargo
- farinha de milho para cuscuz
- torrada integral
- aveia em flocos
- mel
Observação: a lista de compras não contém ingredientes que são usados como tempero (cebola, alho, sal, pimenta, salsa e outras ervas); compre-os conforme sua preferência.
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda