Pavê, salpicão, chester, tender, arroz à grega, salada de maionese, bacalhoada e pernil assado. Difícil não querer se deliciar com um pouco de tudo nas ceias de Natal e ano Novo. Mas de beliscadinha em beliscadinha, para cairmos no excesso é um pulo, o que é um problema especialmente para quem está no processo de perda de peso.
Mas, calma. Nem tudo está perdido para quem passou do ponto, a orientação para esses casos é voltar para a rotina alimentar saudável, priorizando verduras, frutas e proteínas para uma maior saciedade.
Outra dica fundamental é manter-se hidratado. Por isso, o consumo de águas, sucos e chás é recomendado.
É importante que a quantidade de água consumida no dia após o excesso esteja adequada, para também agir como um diurético natural, já que exageros de carboidrato e bebida alcoólica provoca retenção de líquidos.
Os chás se tornam grandes aliados nessas ocasiões. No dia seguinte, é interessante o consumo de chás diuréticos, que irão ajudar a desinchar, como:
- chá de hibisco
- chá verde
- chá de cavalinha
Porém, em casos de exageros no consumo de gordura e proteína, que são de mais lenta digestão, deve-se optar pelos chás digestivos, como:
- gengibre
- erva doce
- hortelã
fonte: primeirapagina