Quem já foi ao supermercado procurando uma versão saudável de pão, provavelmente se deparou com este formato tipo tortilha: fininho como um pão de frigideira.
Mas, apesar de parecer mais leve que um pão comum, suas informações nutricionais não são muito diferentes.
Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (24/06) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).
Até recentemente, a embalagem desse produto dizia que ele era “fit” por ser “pouco fat” (com pouca gordura). Agora, o rótulo mudou, substituindo “pouco fat” por “baixo em gorduras”, o que parece mais adequado para o público brasileiro.
De fato, a versão fit tem menos gorduras e um pouquinho menos de calorias que o Rap 10 original. Mas será que isso basta para considerarmos essa tortilha de trigo um alimento saudável?
Afinal, o que significa o termo ‘fit’?
Fit (em inglês) significa “adequado”, “apropriado”, “em forma” ou “compatível”.
Essa palavra é frequentemente usada como uma estratégia de marketing para fazer com que os consumidores acreditem que um produto é saudável ou benéfico para a saúde, mesmo que isso seja questionável. Como essa não é uma alegação regulamentada em rótulos de alimentos, não existe uma padronização a ser seguida, ficando a critério do fabricante definir o que considera “fit”.
Atenção para outros termos que vêm sendo usados nos rótulos de panificação e podem levar ao engano: pão 5 zeros, 100% nutrição, e até mesmo sem glúten não são sinônimos de saudável.
Em geral, o termo “fit” é usado pela indústria para descrever alimentos que são reduzidos em calorias, ou gorduras, açúcares e sal, não sendo sinônimo de nada em específico. Então, tenha atenção redobrada quando ele aparecer, pois dependendo de qual for seu objetivo algo “fit” pode não ser o ideal.
- COMO TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA
Valores nutricionais em 100 g:
Na sua próxima ida ao supermercado, não se deixe enganar pela palavra fit”
Por exemplo: para pessoas que fazem uma dieta low carb (baixa em carboidratos) esse Rap 10 de “fit” não tem nada, pois contém tanto carboidrato quanto um pão comum. E, mesmo que os carboidratos não sejam o seu foco, observe que os demais macronutrientes também são similares aos do pão branco, assim como a quantidade de calorias.
Além disso, tanto a tortilha fit quanto o pão branco convencional têm a farinha de trigo refinada como principal ingrediente e uma série de aditivos.
Portanto, a diferença entre eles é que um todo mundo sabe que não é saudável, já o outro parece que é, pois se diz “fit”. Mas, na prática, o que muda é o formato.
….
O Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca, por isso tenho a liberdade de escolher os produtos e avaliá-los de forma isenta.
Alimentos de outras marcas podem ter composição semelhante ao do produto citado, que foi usado para fins didáticos. A ideia é que, a partir das informações fornecidas aqui, você aprenda a interpretar os rótulos e, com isso, saiba fazer boas escolhas.
Lembre-se sempre de conferir o rótulo, pois o fabricante pode alterar a receita do produto a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes.
ALÉRGICOS: Rap 10 Fit contém derivados de trigo e de soja. Pode conter centeio, cevada, aveia, triticale e leite. Contém Glúten.
Fonte: uol