Um queijo artesanal produzido na zona rural de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, venceu o Concurso Internacional, ExpoQueijo Brasil 2023, que aconteceu em Araxá, no Alto Paranaíba (MG). O Concurso é considerado a maior disputa internacional de queijos artesanais. O resultado foi divulgado nesse domingo (26).
O queijo Diamante Trufado (um tipo de queijo Brie) da propriedade ‘Quinta da Cartucheira’ ganhou a medalha de ouro, recebendo assim uma espécie de certificação internacional de qualidade. Os produtos manufaturados em terra ‘papa-banana’ ainda conquistou outros dois bons resultados em duas categorias da competição: ouro com o queijo Esmeralda, um tipo gorgonzola cremoso, e bronze com o queijo Rubi, tipo gouda.
A competição foi acirrada reunindo 410 produtores e 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai.
Além dos produtores internacionais, representantes de 22 estados brasileiros também participaram. Representando Mato Grosso estava o médico Silas Vicente Barbosa Júnior, proprietário da Quinta da Cartucheira.
Os júri foi composto de mais de 200 especialistas, que avaliaram atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.
Fonte: primeirapagina