A organização norte-americana sem fins lucrativos Consumer Reports descobriu que os plásticos mantêm uma presença “generalizada” nos alimentos, apesar dos riscos à saúde, e pediu aos órgãos reguladores que reavaliem a segurança dos plásticos que entram em contato com os alimentos durante a produção.
A ong disse nesta quinta-feira que 84 de 85 alimentos de supermercados e fast foods que testou recentemente continham “plastificantes” conhecidos como ftalatos, um produto químico usado para tornar o plástico mais durável.
A entidade também afirmou que 79% das amostras de alimentos em seu estudo continham bisfenol A (BPA), outro produto químico encontrado no plástico, e outros bisfenóis, embora os níveis fossem mais baixos do que nos testes realizados em 2009.
A Consumer Reports afirmou que nenhum dos níveis de ftalato encontrados excedeu os limites estabelecidos pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos e da Europa.
A ONG, porém, afirmou que não há nível de ftalatos que os cientistas confirmem como seguro e que isso não garante a segurança dos alimentos que a população consome.
Os ftalatos e os bisfenóis podem interromper a produção e a regulação do estrogênio e de outros hormônios, aumentando potencialmente o risco de defeitos congênitos, câncer, diabetes, infertilidade, distúrbios do desenvolvimento neurológico, obesidade e outros problemas de saúde.
Níveis elevados de ftalatos foram encontrados em produtos como Cheerios, comida para bebês Gerber e iogurte Yoplait, além de vários hambúrgueres, nuggets e batatas fritas da Wendy’s, Burger King e McDonald’s.
A Consumer Reports também encontrou variações entre produtos similares. Os 33.980 ftalatos em nanogramas por porção no Wendy’s Crispy Chicken Nuggets, por exemplo, eram mais de quatro vezes o nível do Chicken McNuggets do McDonald’s.
“Isso nos diz que, por mais difundidos que sejam esses produtos químicos, há maneiras de reduzir a quantidade presente em nossos alimentos”, disse James Rogers, que supervisiona os testes de segurança de produtos da Consumer Reports.
O grupo de consumidores disse que uma reavaliação pela agência de alimentos e medicamentos dos EUA (FDA) e por outros órgãos sobre os riscos dos plastificantes é “atrasada e essencial”.
A general Mills, cujas marcas incluem Annie’s, Cheerios e Yoplait, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. O Burger King e a Wendy’s não se manifestaram.
A Gerber e o McDonald’s disseram que seguem os requisitos regulatórios e exigem testes rigorosos para produtos químicos nas embalagens.
Fonte: uol