A uva-passa, muito lembrada na época do Natal e motivo de discórdia em muitas refeições, é uma excelente fonte de nutrientes e um ótimo alimento para ser consumido o ano todo.
Embora seja adocicada, esse tipo não contém mais açúcar do que a uva in natura. O que acontece é que o açúcar da fruta, chamado de frutose, apenas se concentra, pois ela perde água no processo de secagem.
Mesmo assim, a passa mantém grande parte dos nutrientes encontrados na fruta fresca e fornece diversos benefícios ao nosso organismo. Confira cinco deles:
1. Previne contra doenças cardiovasculares
Esse benefício existe por conta de um composto bioativo chamado resveratrol, presente na casca da uva —sobretudo no tipo roxa. “É um componente que auxilia o bom funcionamento do sistema cardiovascular”, explica a nutricionista esportiva Priscila Raso. Ela ressalta que o composto está presente não apenas na uva-passa, mas também na versão in natura e no suco.
2. Previne contra envelhecimento
O mesmo resveratrol também previne o envelhecimento precoce e o mau funcionamento das células de nosso organismo. “Existem estudos mostrando que o consumo diário de fontes deste composto pode auxiliar na redução do risco de câncer”, diz a nutricionista Nayara Massunaga, do IBNF (Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional).
3. Previne contra doenças neurológicas
Aqui, o papel também é do resveratrol. “Há evidências de que esse composto bioativo possa reduzir o risco de problemas neurodegenerativos, como doença de Alzheimer“, continua Massunaga.
4. Sacia e reduz o risco de obesidade
O resveratrol também pode diminuir o risco de alterações metabólicas, prevenindo assim doenças como a obesidade. Além disso, as fibras presentes na uva-passa saciam e auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, o que previne o sobrepeso. Contudo, é preciso ficar atento para não priorizar apenas as fibras das frutas secas.
“É importante levar em consideração as fibras das folhas, das leguminosas, dos próprios legumes e das frutas in natura”, ressalta Priscila.
5. É fonte de vitaminas do complexo B
Apesar de passar por um pequeno processo industrial, a uva-passa continua sendo uma boa fonte de nutrientes para o organismo. “Algumas vitaminas acabam se perdendo durante esse processo, mas ainda assim é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, por exemplo”, afirma Raso.
As vitaminas do complexo B atuam na conversão dos carboidratos e gorduras em energia, na síntese de novas proteínas, no apoio ao sistema imunológico e digestivo e na manutenção da saúde dos sistemas neurológico e muscular, entre outros.
Segundo Massunaga, a dosagem diária de uva-passa é variável, sendo necessária avaliação das características individuais para que seja benéfico, seguro e sinérgico a uma alimentação saudável. De acordo com Raso, o consumo diário não deveria ultrapassar quatro colheres (sopa).
*Com informações de reportagem publicada em 21/12/2017
Fonte: uol