Questionário pode ser respondido no link
Pesquisa desenvolvida pelo curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, avalia a relação dos doces da Baixada Cuiabana com a memória afetiva. Dentre os objetivos, o intuito é resgatar essas memórias, identificar aqueles doces que ainda fazem parte da tradição familiar e descrever as principais recordações afetivas relacionadas a eles.
Os estudos são conduzidos pela docente Luciana Kimie Savay da silva, e a acadêmica do curso Monique Mielle da Silva, que estão na etapa de coleta de dados e contam com a participação gratuita e voluntária de todos, via formulário.
O questionário é composto de perguntas objetivas estruturadas e subjetivas para respostas abertas. A docente que coordena a pesquisa conta que há diversas evidências científicas que comprovam que a comida pode remeter as pessoas ao passado quando as mesmas entram em contato com algo que desperta lembranças.
“Exemplo disso é o aroma de um bolo recém-saído do forno ou até mesmo o sabor de um bolinho de chuva. No momento que as pessoas são expostas ao aroma, sabor ou até mesmo a menção dos seus doces favoritos, as lembranças das mãos que faziam o preparo e a sensação sentida ao comer o doce vêm à tona”, destacou, reforçando o pedido de participação de todos.
Fonte: noticiapositiva