Nem chegou o Natal, mas o tradicional panetone, que não pode faltar na ceia, já está disponível nas prateleiras dos supermercados, mesmo antes do início de novembro. Pesquisa da Kantar, a pedido da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, revela que a iguaria se estabeleceu como um presente popular.
Com uma ampla variedade de opções disponíveis, que vão desde o tradicional com frutas secas até os recheados com chocolate, o panetone oferece uma diversidade de sabores para atender a diferentes preferências.
A pesquisa da Kantar mostra que os canais “presentes” e “atacarejos” se destacaram nas vendas de panetones, com o canal “Presentes” registrando um crescimento de 3,4% em volume, representando mais de um terço do total de vendas. Além disso, 80,7% do volume de vendas corresponderam à versão de 400/500g.
O estudo ainda aponta que cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem em média dois panetones por ano, gerando um faturamento de R$ 725 milhões e um volume de vendas de 42,5 mil toneladas durante o período de novembro de 2022 a janeiro de 2023.
Segundo a coordenadora de Marketing do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, no que diz respeito às preferências de sabor, os panetones tradicionais continuam sendo os favoritos, com destaque para a versão de frutas, que representa mais da metade do total de vendas.
Quanto aos panetones recheados, a versão “trufada” emergiu como a mais popular, seguida pela opção de chocolate.
Fonte: primeirapagina