O inhame é um tubérculo repleto de nutrientes essenciais. Rico em energia, fornece cerca de 97 calorias a cada 100 g, destacando-se por carboidratos complexos, fibras solúveis e vitaminas do complexo B, riboflavina, ácido fólico e niacina. Contém ainda antioxidantes e vitamina C, contribuindo para a saúde.
A presença de vitamina B6, potássio e fitosteróis auxilia na prevenção de doenças cardíacas, controlando a pressão arterial e combatendo a absorção de colesterol.
Mas, embora saudável, o inhame, por ser fonte de carboidratos, deve ser consumido com moderação (de uma a duas porções por dia), substituindo outros carboidratos nas refeições, como batata ou arroz. Pode ser cozido, assado, usado para purês, ou sopas e sucos, mantendo a casca para maior benefício nutricional.
A seguir, veja algumas receitas com inhame.
1. Smoothie de inhame com morango
Ingredientes:
80 g de inhame cozido
10 morangos
1 banana pequena (nanica)
1 colher (sobremesa) de aveia em flocos ou farelo
1 colher (sobremesa) de néctar de coco ou açúcar de coco
Gelo e água
Modo de preparo:
- Descasque o inhame e deixe-o em pedaços pequenos para ajudar na hora de bater no liquidificador.
- Adicione todos os ingredientes no liquidificador e processe até formar uma bebida cremosa e densa. Pronto, beba imediatamente.
2. Sopa de inhame com cogumelos
Ingredientes:
100 g de inhame (1/2 unidade média)
250 g de cogumelo portobello
1 unidade pequena de cebola branca
1 dente de alho
400 ml de leite de coco integral
1/2 xícara (chá) de salsinha fresca picada ou cebolinha picada
Modo de preparo:
- Cozinhe o inhame limpo até ficar em ponto mole (espete com um garfo, se desmanchar, está pronto).
- Bata o inhame com 200 ml de água e reserve.
- Em uma panela, prepare o fundo do caldo. Refogue a cebola e o alho no azeite e, quando dourados, adicione os cogumelos picados e deixe cozinhar até soltarem bastante água e ficarem bem amolecidos. Baixe o fogo, acrescente o creme de inhame e o leite de coco, tempere com sal, pimenta a gosto e deixe cozinhar por 10 minutos.
- Leve a mistura ao liquidificador e processe com cuidado até formar um creme liso. Atenção: para evitar acidentes, ao ligar o liquidificador, abra a tampinha do meio para deixar o vapor sair, caso contrário, formará pressão e você poderá se machucar. Sirva o creme com a salsinha ou cebolinha picada por cima.
3. Nhoque de inhame
Ingredientes:
2 inhames médios
1 1/2 xícara (chá) de farinha de batata ou farinha de trigo integral
1/4 de xicara (chá) de azeite
Sal a gosto
1 pitadinha de noz-moscada ralada na hora a gosto (pode trocar por pimenta verde ou preta, como preferir)
Modo de preparo:
- Cozinhe bem os inhames já descascados e picados. Quando estiverem mornos, amasse bem com um amassador junto com metade da quantidade de farinha e azeite, sal e noz-moscada.
- Com a massa homogênea, coloque em uma bancada. Vá amassando com as mãos enquanto acrescenta a outra metade de farinha e sinta que a textura ficou um pouco elástica.
- Faça 3 bolas separadas e enrole-as em “cordão”. Corte em pedaços iguais com a ajuda de uma faca ou espátula e mantenha seus nhoques em contato com um pouco de farinha, para que não percam estrutura.
- Para cozinhar: na panela, com água fervente e uma pitada de sal, acrescente alguns nhoques e retire assim que boiarem.
- Antes de servir, doure os nhoques cozidos em uma frigideira com um pouco de azeite ou manteiga, sálvia e sal.
Aviso à saúde: alguns especialistas contraindicam o inhame para gestantes ou lactantes, pois ainda não se sabe ao certo como ele interfere nos hormônios femininos. Raramente o inhame provoca efeitos colaterais, mas em casos específicos ocorrem náuseas, dores de estômago, alergia (coceiras e formigamentos). Com doença renal avançada, é importante consultar um médico antes do consumo.
*Com informações de reportagens publicadas em 27/10/2012, 05/01/2019, 11/05/2023, 30/09/2020
Fonte: uol