Você deve saber que em nossa barriga vivem trilhões de micro-organismos que participam de diversas funções do organismo. Esses pequenos seres (a maior parte deles bactérias) formam a microbiota intestinal e são importantes para o humor e bem-estar, a imunidade, a absorção de nutrientes e até o controle do peso.
Estudo publicado na Nature aponta que pessoas com obesidade teriam um número maior de bactérias “ruins” do que “boas” no intestino. Já em indivíduos magros acontece o contrário.
Segundo especialistas ouvidos em reportagem de VivaBem, quando o intestino está em equilíbrio, as bactérias “do bem” auxiliam no aumento do gasto calórico do corpo, além de reduzir o processo inflamatório que está presente no quadro de obesidade.
Essas bactérias benéficas contribuem ainda para a melhor absorção de nutrientes como zinco, ferro, cálcio e vitaminas A, C, D e do complexo B.
Dicas para manter o equilíbrio da microbiota intestinal:
- Coma regularmente alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas, aveia e outros grãos integrais;
- Beba bastante água;
- Consuma alimentos que fornecem bactérias boas para nosso organismo, como iogurte, leite fermentado e kefir;
- Pratique exercícios frequentemente;
- Evite ingerir açúcar, produtos ultraprocessados e fast-food.
Para receber gratuitamente dicas como essas, cadastre-se na (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)newsletter de VivaBem e leia conteúdos sobre emagrecimento e alimentação saudável todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados, quem é (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)assinante UOL recebe 5 menus exclusivos de Cardápios para Emagrecer, programa para perda de peso de VivaBem, lista de compra com os ingredientes da dieta e receitas. Veja os cardápios desta semana:
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda