Se você segue a , continue assim. Ela foi classificada como a melhor dieta do ano pela 6ª vez consecutiva, de acordo com o ranking do US News & World Report, um conglomerado de mídia dos Estados Unidos que faz esse tipo de lista há mais de 30 anos.
Na sequência, os especialistas colocaram a e a empatadas em 2º lugar.
O que é cada uma:
- Dieta mediterrânea: inclui frutas, legumes, peixes, azeite, oleaginosas, grãos e cereais. Leites e queijos são consumidos com parcimônia, e o vinho também está presente durante as refeições. A carne vermelha é consumida raramente. Estão fora da dieta os embutidos, enlatados e os alimentos ultraprocessados.
- Dieta Dash: é focada para casos de . Não à toa, o principal foco dela é a alimentação com menos sódio, além da mudança de hábito. A dieta inclui ainda vegetais, carboidratos integrais, grãos, leites e queijos, óleos vegetais, castanhas e carnes magras ao cardápio.
- Dieta flexitariana: é como um “vegetarianismo flexível”, que tem como proposta excluir o consumo de proteína animal em alguns dias da semana, sem precisar abrir mão para sempre do consumo de carne, frango, porco e derivados do leite.
O que elas têm em comum: as três dietas reduzem ou eliminam totalmente os alimentos processados. Eles focam em frutas, verduras, leguminosas como feijões e lentilhas, grãos integrais, nozes e sementes.
Você pode aprender as lições e a abordagem do padrão alimentar mediterrâneo e aplicá-lo a qualquer cozinha de qualquer país. Gretel Schueller, editora-chefe de saúde do US News & World Report, à CNN.
Qual objetivo da dieta mediterrânea?
- Optar por este padrão alimentar trará benefícios à sua saúde. No entanto, comer grandes quantidades dos alimentos (mesmo os preconizados na dieta) e gastar poucas calorias pode resultar em quilos a mais.
- É importante lembrar que o objetivo da dieta não é o emagrecimento. Se você deseja reduzir o número da balança, o ideal é fazer acompanhamento com um profissional de saúde.
- Ela é considerada segura por combinar não só a diversidade na alimentação como também um modo de vida mais saudável.
Como o ranking é feito
Um painel de especialistas analisou 24 dietas e as classificou com base em várias categorias, incluindo a facilidade de segui-las e o quanto promovem a perda de peso (tanto a curto quanto a longo prazo).
Algumas dietas foram integradas em categorias existentes, incluindo cinco na dieta mediterrânea. Duas novas dietas — e Pritikin— foram adicionadas à lista.
Os resultados da pesquisa
- A dieta mediterrânea teve a pontuação geral mais alta com 4,6/5,0. Tanto a dieta Dash quanto a flexitariana receberam pontuação de 4,4.
- A dieta Dash, na verdade, teve uma pontuação mais alta do que a dieta mediterrânea na perda de peso, mas a mediterrânea recebeu uma pontuação mais alta em saúde.
- A dieta mediterrânea pontuou alto na categoria de redução do . A dieta flexitariana foi listada como a mais adequada para a família, enquanto a Dash foi a melhor para a saúde dos ossos e das articulações.