A menos de uma semana para o Dia dos Namorados, as expectativas estão altas para o setor do varejo. Isso porque, cerca de 95,6% dos cuiabanos pretendem presentear a pessoa amada no dia 12 de junho, conforme levantamento feito pela CDL Cuiabá (Câmara dos Dirigentes Lojistas).
A pesquisa, realizada para entender o comportamento do consumidor nesse período, foi feita entre os dias 21 e 25 de maio, com 250 pessoas em compras nos principais eixos comerciais de Cuiabá – região central, região do grande CPA, região do Coxipó, região Arena Pantanal.
Sobre a intenção de compra para a data, 95,6% dos entrevistados pretendem presentear a pessoa amada, contra apenas 4,4% que não irão comprar.
Tipo de presente
Quando questionados sobre o motivo da escolha do presente, o desejo do(a) namorado(a) é o principal deles, com 45,6%.
Na sequência foi citada a qualidade do produto/serviço e marca (25,9%), o atendimento cordial e educado dos vendedores (6,8%), a rapidez e processo no atendimento (5,7%), a propaganda e promoção da loja (5,3%), o preço final da compra (4,6%), a inovação e tecnologia do produto/serviço (3,4%), o produto exposto em vitrine ou merchandising na loja e outros (2,7%).
Já quanto ao tipo de presente que pretendem dar, a maioria respondeu produtos (87,5%), seguido de Serviços (12,5%), sendo que as preferências nos produtos, são: perfume/cosméticos/beleza (29,9%), vestuário e acessórios de moda (29,5%), cestas de café da manhã, chocolates, vinho, espumante e outros (9,7%), joias/relógios (8,6%), calçados e bolsas (8,3%), flores e pelúcias (2,9%), Bombons e Chocolates (2,2%), acessórios e bijuterias (2,2%), artigos esportivos (1,4%), telefonia/smartphone (1,1%), eletrônicos (0,4%), contudo um total de 2,9% ainda não sabe o que irá comprar.
Para aqueles que irão presentear os(as) namorados(as) com serviços, as preferências são: restaurante (43,2%), viagem (21,6%), cinema (13,5%), pousadas/hotel/motel (10,8%), estética (2,7%) e outros (8,1%).
Gasto
Em relação a quantidade de presentes que pretender comprar, 68,4% pretende presentear com um presente, 20,8% com dois ou mais presentes e 10,8% ainda não sabe.
O gasto médio a ser investido no presente em 2023 é de R$ 312,15. Sendo para 66% com pagamento à vista e 34% a prazo. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado com 33,6%, seguido pelo cartão de débito (25,6%), dinheiro (22,8%), PIX (16%), boleto (0,8%), crediário (0,8%) e outros (0,4%).
Sobre o local que pretende comprar o presente, a preferência é pelos shoppings centers (34,6%), seguido pelas lojas no centro da cidade (28,7%), lojas próximas nos bairros onde mora (11,4%), internet (7,1%), vendedores avulsos (3,1%), mídias sociais como Instagram, WhatsApp, Facebook (2,4%), outros ou não sabem ainda (12,7%).
De acordo com o levantamento, o preço é um grande atrativo que motiva a comprar nesses locais (23,4%), seguido pela facilidade na hora da compra (20,2%), atendimento (17,4%), facilidade de pagamento (9,2%), produto diferenciado ou inovador (9,2%), promoções (8,9%), política de troca e devolução (5,7%), embalagem e apresentação do presente (3,9%), prazo de entrega (1,1), entre outros (1%).
Em relação a comemoração, 90% irá celebrar em Cuiabá mesmo, 8% em municípios próximos e 2% em outros estados. Os locais de preferência serão os restaurantes com 39,6%, em casa (13,5%), sem preferência (21,6%), hotel/motel/pousada (6,3%), shopping (5,4%), chácara (3,6%), cinema (3,6%), bar/choperia (2,7%) e outros (3,7%).
Segundo o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, as expectativas em geral são boas e a pesquisa aponta que o movimento na grande Cuiabá promete um incremento nas vendas próximo a 6,2% quando comparado com mesmo período do ano passado.
Fonte: primeirapagina