Só em falar dele, parece que já conseguimos sentir o aroma! O café é presença confirmada em casas, escritórios, restaurantes e espaços comerciais, sendo uma das bebidas mais consumidas e amadas no mundo.
Mas, será que ele pode mesmo causar fatores como ajudar na perda de peso, deixar as pessoas ansiosas ou aumentar o desempenho intelectual? O Primeira Página te explica!
1. Café desidrata o corpo? ☕
Mito! O café possui substâncias diuréticas – que aumentam o fluxo urinário e favorecem a eliminação do sódio.
Porém, o efeito causado por ele não é suficiente para causar uma desidratação no organismo, como explica a nutricionista Daniela Zaminani.
2. Ajuda na perda de peso?
Verdade! Pelo fato de ser uma bebida estimulante, devido à cafeína, ele pode acelerar o metabolismo e essa reação pode ajudar na queima de gordura corporal.
3. Causa agressividade?
Mito! O efeito da bebida não influencia no humor da pessoa ou causa algum tipo de agressividade.
Claro que algumas pessoas podem ser mais sensíveis à cafeína e ter como reação sintomas de ansiedade, como afirma a nutricionista.
4. Atrapalha o sono?
Verdade! Uma das curiosidades mais famosas do café é que ele pode interferir no sono e, por isso, deve ser consumido durante o dia, para que o corpo não receba os estímulos da cafeína durante a noite.
Esse ponto também foi abordado pelo neurocirurgião Felipe Guardini, que explicou técnicas para conseguirmos “conquistar o sono” e não sofrer com os efeitos da insônia.
5. Café com leite é mais fraco?
Mito! Uma mistura que também é muito aceita entre os amantes de café é a mistura com o leite. Mas, ela não é capaz de enfraquecer os efeitos estimulantes da bebida.
A concentração do café vai depender da quantidade de pó ou grãos usados no preparo. Além disso, a diluição no leite só altera o sabor e não a intensidade da cafeína.
6. Melhora o desempenho?
Verdade! Além de aumentar a energia corporal e a disposição, o café ainda melhora a nossa concentração e foco.
A longo prazo isso pode significar uma melhora no desempenho e resultados de atividades que estivermos fazendo, como lembra a nutricionista.
Fonte: primeirapagina