Você sabia que os vinhos mais consumidos no Brasil são os coloniais? Eles são feitos de uva Isabel e tem algumas particularidades muito interessantes. No episódio de hoje no Música & Vinho a sommelier Kézia Giugni faz um reflexão sobre esse tipo de rótulo tão consumido. Separe sua taça, um fone de ouvido e vamos lá🎧 :
O vinho colonial é aquele que possui o sabor marcante de uva, mas que lembra o morango devido suas notas gustativas. Ele é genuinamente produzido pelo Brasil devido a produção de uvas Isabel, muito cultivadas no país.
São mais de 210 milhões de litros consumidos no Brasil dessa uva o que o torna o “queridinho” nas mesas tupiniquins. Para se ter uma ideia os vinhos das uvas viníferas, considerados finos, há um mercado de cerca de 30 milhões de litros consumidos.
Considerado o vinho das uvas docinhas, o colonial tem sua história ligada intrinsicamente aos colonos italianos no Brasil. Além disso, ele compete um sabor e custos baixos em sua produção, o que o torna de fácil aquisição no mercado.
Todavia isso não quer dizer que a qualidade é menor, estudos são realizados constantemente para aprimorar geneticamente as uvas e assim competir uma qualidade de ponta.
Quer saber mais sobre o mundo dos vinhos? Escute semanalmente nas rádios Morena Fm e Centro América FM, ou no site, o podcast Música & Vinho.
Fonte: primeirapagina