Já ouviu falar no termo ‘slow coffe’? Na tradução, significa ‘café lento’, mas não tem nada a ver com a falta de cafeína ou que não te deixaria acelerado para o trabalho.
Segundo o barista Rubens Vuolo, a expressão se refere a um estilo de vida e ele explica isso no episódio desta semana do podcast “Hora do Café”, exibido nas rádios Centro América FM e Morena FM.
O termo surgiu a partir de uma realidade: durante a correria do dia a dia, nós sempre tomamos café da forma mais rápida possível, seja tomando uma caneca no meio do caminho do trânsito ou dando um gole rápido enquanto pegamos a pasta, para poder correr para o trabalho, ou apenas para acordar, mesmo quase como um remédio diário.
O estilo de vida ‘slow coffee’ surge na contramão de tudo isso. Rubens explica que a cultura se baseia em valorizar a experiência, o momento da apreciação ao café e também o respirar no dia a dia.
Neste caminho, busca-se a extração ideal e os grãos mais selecionados de café por uma melhor qualidade de bebida, justamente para garantir uma sensação de prazer maior naquele momento. Um café que merece realmente ser apreciado gole a gole.
Outros episódios de “Hora do Café” podem ser acessados no sites das rádios Centro América FM e Morena FM.
Fonte: primeirapagina